Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Governadores ocupam espaço da oposição

| 02/03/2021, 09:40 09:40 h | Atualizado em 02/03/2021, 10:06

A reação dos governadores a Jair Bolsonaro chegou tarde, mas teve, ao menos, o mérito de preencher o espaço deixado por uma oposição ainda desnorteada pela traulitada tomada nas eleições do Congresso.

Em campanha aberta pela reeleição, Bolsonaro aproveitou o domingo e saiu na frente, dando forma à narrativa de que estados e municípios são os responsáveis pelo desastre sanitário no País.

Mexeu as peças, lançou um monte de números enganosos, mobilizou a militância bolsonarista e obrigou os prejudicados a correrem atrás de sua mentira.

Jura?! A nota dos governadores diz que Bolsonaro “parece priorizar criação de confronto”. Ainda não ficou claro que a essência do “bolsonarismo” é justamente criar e alimentar conflitos?

Vai... Na impossibilidade de contarem com o governo federal, prefeitos e governadores começam a pressionar seus deputados e senadores para que o Congresso assuma o protagonismo na estratégia de combate à Covid-19, inclusive nas medidas de isolamento e no controle da vacinação.

...ter pressão. Uma das ideias em marcha é: 15 dias de lockdown em todo o País.

Na ponta. Os secretários de Saúde querem que o Congresso defina por lei gatilhos para lockdown (exemplo, com 85% de ocupação dos leitos). Mas há dúvidas se há força política para tanto na Câmara com Arthur Lira (PP-AL)...

Timing. Não foi à toa que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota com demandas um dia antes do encontro de governadores com o presidente da Câmara.

Talkey. Projeto de lei das vacinas, na pauta da Câmara para votação, não deve ter vetos significativos do presidente. A proposta abre caminho para a iniciativa privada comprar doses.

Na... O senador Tasso Jereissati (PSDB-SP) mais uma vez mostrou, em entrevista ao Estadão, ser uma das vozes mais sensatas do País neste grave momento.

...veia. O veterano resumiu mais ou menos assim o momento no Senado: está na hora de Pacheco mostrar a que veio na política; é ou não é independente?

Crise... Estados devem entrar com ação no Supremo contra o governo federal por desinformação. A medida ocorre em reação às iniciativas do presidente Jair Bolsonaro e da Secretaria de Comunicação da Presidência de divulgarem dados sobre repasses.

...na... A medida está sendo coordenada pelo procurador-geral do Maranhão, Rodrigo Maia. “A ação vai alegar que a Secom está agindo em prejuízo do interesse dos estados divulgando informações inverídicas e faltando com os deveres fundamentais da comunicação oficial”, disse.

...federação. Até o momento, além do Maranhão, já estão confirmados Bahia e Piauí, governados por Rui Costa (PT) e Wellington Dias (PT), respectivamente. Mas outros estados ainda estudam se juntar a eles.

Tragicômico. Alto executivo de uma das empresas que negociam vacinas hoje com o Brasil diz que há tantos prefeitos batendo à sua porta que trocará o nome da sua sala para Secretaria Nacional dos Prefeitos. Daí, se percebe uma ausência: a do governo federal...

CLICK. De olho em 2022, Baleia Rossi (direita), presidente do MDB, se reuniu com o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (centro), do DEM, e o vice-prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

Pronto, falei!

Sobre a terceira onda do coronavírus

"A pandemia está piorando no País conforme previsto e anunciado por cientistas. Somente o negacionismo não esperava”.

Nésio Fernandes, secretário de Saúde do Espírito Santo

SUGERIMOS PARA VOCÊ: