X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Tratamento do governador segue protocolo da Sesa


Imagem ilustrativa da imagem Tratamento do governador segue protocolo da Sesa
Governador Renato Casagrande anunciou suspensão de contratações e outras medidas para conter despesas |  Foto: Leone Iglesias/AT

Contaminado pelo novo coronavírus, o governador Renato Casagrande, 59 anos, deve seguir o protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), quanto ao uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina. A indicação da pasta é usar o medicamento apenas se o paciente for internado, em estado grave, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A informação é da assessoria do governador, que também foi questionada pela reportagem para qual unidade de saúde Casagrande iria caso precisasse de internação – se seria do Sistema Único de Saúde (SUS), em dos hospitais de referência, ou para a rede particular.

A assessoria informou que, para não ventilar possibilidades, aguardará a necessidade de uma internação acontecer – e se acontecer para, só então, informar.

A primeira-dama, Maria Virgínia Moça, 60, também testou positivo para Covid-19. Segundo Casagrande, há 10 dias, a primeira-dama foi internada para tratar um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A internação aconteceu num hospital particular de Cariacica.

“Virgínia começou a sentir sintomas leves de gripe. Cumprindo as orientações dos profissionais de saúde, eu e ela fizemos os testes que confirmaram a contaminação pelo coronavírus”, contou o governador, que está em isolamento na residência oficial da Praia da Costa, Vila Velha, e garantiu continuar despachando por videoconferência.

O Secretário da Saúde, Nésio Fernandes, esteve pessoalmente com Casagrande na última sexta-feira, usando máscara e mantendo certo distanciamento. Ele diz que está assintomático e por isso não passará por testes. Nésio, aliás, já passou por um teste, quando Casagrande fez o seu primeiro, que deu negativo, em 19 de abril.

Naquela data, o governador fez o teste depois que seu motorista particular testou positivo. O funcionário acredita ter sido contaminado pela esposa, que trabalha em unidade de saúde e foi infectada.

A vice-governadora Jaqueline Moraes, não vai fazer teste, porque está assintomática e diz que não se encontra presencialmente com Casagrande há mais de 14 dias.

Os governadores do Rio, Wilson Witzel; Pará, Helder Barbalho; Roraima, Antonio Denarium; Pernambuco, Paulo Câmara; Alagoas, Renan Filho, já testaram positivo.

Protocolos exigentes

Imagem ilustrativa da imagem Tratamento do governador segue protocolo da Sesa
Maria Virgínia com Renato Casagrande |  Foto: Reprodução / Instagram

Em comunicado, o governo do Estado disse que a primeira-dama Maria Virgínia Moça começou a sentir os primeiros sintomas do novo coronavírus – como dores no corpo e febre – ao retornar para casa, depois de uma internação de dois dias em um hospital particular.

À reportagem, a Rede Meridional, que administra o hospital Meridional, em Cariacica, onde a primeira-dama foi internada, disse que opera com protocolos estritos e exigentes dentro de suas unidades e todos os pacientes com suspeita de Covid-19 entram por local diferenciado, passam por rápida triagem e seguem por área de isolamento para consulta.

“Os pacientes internados confirmados ficam em leitos em área completamente isolada do contato com outros pacientes. Os profissionais atuam cumprindo todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e munidos de todos os equipamentos de proteção”, completa.

Em nota, a rede frisou que “a pandemia está em fase de transmissão comunitária, não sendo possível afirmar exatamente onde as pessoas estão sendo contaminadas.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: