Fabiana Tostes

Fabiana Tostes


Gilson Daniel mira Cariacica

 (Foto: Brunella França)
(Foto: Brunella França)
Quem não vê a hora que o Congresso volte do recesso é o prefeito de Viana, Gilson Daniel. Ele aguarda, ansiosamente, a votação do projeto da presidente do seu partido (Podemos), Renata Abreu, que muda a Constituição para garantir um terceiro mandato consecutivo a prefeitos.

A PEC da deputada muda a redação do artigo 14 da Constituição Federal, referente à reeleição de prefeitos e acrescenta um parágrafo, possibilitando que prefeitos em segundo mandato possam concorrer a um terceiro, desde que em município diferente. A PEC justifica que a possibilidade "não viola o princípio democrático da alternância de poder".

E se a PEC passar, Gilson Daniel, que está no segundo mandato à frente de Viana, já tem destino certo: vai disputar a Prefeitura de cariacica em 2020. Quer aproveitar o momento, já que o capital político das lideranças tradicionais do município caiu bastante no teste das urnas de 2016 e 2018.

Acesso antecipado

O presidente da Assembleia, Erick Musso, dete ter acesso ainda hoje à peça orçamentária de 2019, que será protocolada na Casa na próxima quarta-feira.
Amanhã está marcada uma reunião do Colégio de Líderes com os deputados para fechar o cronograma. Intenção é que o Orçamento seja aprovado até terça-feira que vem. 

Casa nova no Norte

O vereador Jorge Recla de Jesus (PTB), o Jorginho Cabeção, tomou posse como presidente da Câmara de São Mateus na semana passada. Uma de suas metas seria a construção da sede própria do Legislativo.
Ele também quer marcar uma reunião com o governador Renato Casagrande para pedir uma barragem no Córrego Bamburral.

Pombo quer voar

O presidente da Câmara de Anchieta, Cléber Pombo, quer mesmo deixar sua marca na passagem pelo comando da Casa. Já cortou o celular dos vereadores e levou o Corpo de Bombeiros na sede do legislativo para, finalmente, providenciar o alvará de funcionamento e um para-raios.

Avaliação Psicológica a cada 6 meses

O vereador de Vitória, Denninho Silva, protocolou projeto de lei que obriga as escolas municipais da capital a proporcionar avaliação psicológica aos alunos no início de cada semestre de aula. Segundo o vereador, a medida tem por objetivo a identificação precoce de fobias, depressão, ansiedade, violência doméstica, abuso sexual, bullying e transtornos do espectro autista.

BR-262 e questão prisional na mala para Brasília 

No primeiro encontro oficial com ministros após a posse - que deve ocorrer nessa semana a partir de quarta-feira -, o governador Renato Casagrande vai levar algumas pautas do Estado, entre elas a problemática duplicação da BR 262, mais uma vez paralisada pela Justiça, a situação dos presídios e demandas relacionadas a programas sociais e a esportes. "Estou me articulando, já falei com o Bolsonaro e quero estreitar minha relação com os ministros". 

GALERIA

Bancada Convida

Casagrande disse que a bancada federal capixaba foi convidada por ele para estar no encontro com ministros em Brasília. "Lelo Coimbra vai comigo conversar com o ministro Osmar Terra", disse o governador. Lelo é secretário de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania .

Encontro com Bolsonaro

O governador disse também que na conversa que teve pelo telefone com o presidente Jair Bolsonaro, pediu uma audiência com ele, que pode ocorrer ainda esse mês. "Falei com ele que assim que ele abrir a agenda para atender os governadores, eu gostaria de apresentar a pauta do Espírito Santo", afirmou.

Rompimento?

A situação não anda muito bonita entre o PP e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS).

Entrou na Água 

Na fusão entre Rede e PPS.