Gerenciando o fluxo de pensamentos

Você já parou para pensar sobre o conteúdo dos seus pensamentos? Talvez você já percebeu a infinidade de pensamentos que surgem diariamente na sua tela mental. As qualidades dos pensamentos determinam nosso humor e nossas atitudes. Podemos ilustrar esse assunto com a frase de Henry Ford, “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo.”

A partir do momento que você assume a responsabilidade pela criação dos padrões mentais e percebe a natureza dos pensamentos, você passa a ter equilíbrio emocional. É importante aprender a perceber o fluxo de pensamentos nocivos no momento que ele se inicia. Se diante de uma situação incômoda, você diz mentalmente: “Poxa que coisa triste e chata.” Pronto, você acabou de dar um comando para todo o seu sistema, dando início a um processo de busca interna, onde todos os arquivos e registros de eventos tristes e chatos em sua vida são acionados. Tudo é tão rápido que não demora muito e você começa a mudar toda a biologia do seu corpo, bloqueando a sua criatividade e a sua alegria.

O que era para ser um dia lindo e maravilhoso é imediatamente comprometido com pensamentos e sentimentos de baixa frequência, que por sua vez produzem ações do mesmo nível. Não existe exceção nesta sequência: pensamentos criam sentimentos, que determinam atitudes, que criam a realidade.

A Programação Neurolinguística (PNL) nos mostra com clareza como os pensamentos e linguagem afetam nosso sistema nervoso e determinam nossa realidade.

O que nós, candidatos à felicidade, podemos fazer é vigiar permanentemente os nossos pensamentos, criando a partir deles estados mentais saudáveis, sentimentos edificantes e atitudes nobres. Aprender a pensar de forma saudável, renovar os nossos olhares sobre as pessoas e as situações, e emitir comandos mais inteligentes para o cérebro pode mudar toda a nossa realidade.

O que você dá importância, onde você coloca o seu foco de atenção, ali está a sua vida. Aprender a interromper o fluxo de pensamentos através da respiração consciente pode ser transformador. Criei um exercício simples com as ferramentas da PNL que tem ajudado muitas pessoas por esse Brasil afora. Vamos praticá-lo? Pare um pouco e respire calma e profundamente. Concentre toda a sua atenção no que está acontecendo neste momento na sua mente, perceba o fluxo de pensamentos, identifique o teor do pensamento dominante e dê espaço para ele. Observe-o atentamente.

Não o rejeite, apenas observe-o. Em seguida, verbalize: Interessante! Olha só o que estou pensando! Isso é apenas um pensamento. Um pensamento que acabei de criar. Eu sou o criador e ele é minha criação. Interessante! Ao fazer isso, de forma dissociada, você tira todo o poder do pensamento e retoma o controle da sua mente. Quando isso acontecer, diga para você mesmo: “Ok, eu tenho o poder de criar pensamentos”. Respire profundamente e perceba a sua mente. Você vai notar que ela certamente estará tranquila, vazia e em paz. Com a consciência de que a mente é um terreno fértil e que nós podemos escolher qual sementinha queremos plantar, o espetáculo da vida se torna muito interessante.

Luiza Lopes é coach, especialista em PNL
 


últimas dessa coluna


A liberdade e os Princípios de Bangalore de Conduta Judicial

Nós, brasileiros, temos um baixo apreço por uma distinção fundamental. Falemos sobre o conceito de liberdade e a ideia de direitos e deveres. Se tenho um direito, do outro lado existe um dever. …


Porque odiamos

A excitação raivosa faz sangrar os dias. O veneno verbal destempera com fel o sabor da vida. A indelicadeza onipresente esgarça com garras afiadas os véus do pudor, os laços da lealdade e as tramas …


A primeira fake news da República

Espalhar notícias falsas é uma maneira relativamente barata de se fazer uma guerra informacional para arruinar reputações ou celebrar virtudes aparentes. Os instrumentos de comunicação super-rápida …


Capixaba relata emoção da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém

"A Paixão de Cristo", em Nova Jerusalém, Pernambuco, atrai multidão, que se emociona diante do grande espetáculo de fé. A encenação ocorre em um espaço que é considerado o maior Teatro ao ar livre do …


A prevenção que salva vidas

“Uma pessoa inteligente resolve um problema. Um sábio o previne.” Essa frase, atribuída ao físico alemão Albert Einstein (1874-1955) poderia ser adaptada para quaisquer tipos de atividades preventiva…


A militarização da segurança pública no Rio de Janeiro

A morte do músico Evaldo Rosa dos Santos, quando sua família seguia para um chá de bebê em um veículo que foi alvejado com 80 tiros disparados por membros do Exército, vitimando também seu sogro e um …


O problema do alcoolismo após a cirurgia bariátrica

Vivemos num mundo que vangloria a ditadura do ser magro, corpo definido dentre outros. Ao mesmo tempo vivemos na época do fast food, comida cheia de calorias que leva a obesidade. Buscam-se dietas …


Outro lado da reforma da Previdência é possível

A atual proposta de Reforma da Previdência, se aprovada, gerará economia. Contudo, causará também um imensurável impacto social negativo, pois afetará principalmente os mais pobres que, durante toda …


Impactos da Lei Geral de Proteção de Dados

No segundo semestre do ano passado, foi sancionada a Lei n°13.709/2018, denominada Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A norma contém vários aspectos que abrangem a coleta e o tratamento das …


A importância do olho no olho para a saúde

De alguns meses para cá, está em discussão no Brasil a regulamentação do uso da telemedicina, uma ferramenta que, em poucas palavras, permite ao médico realizar o atendimento on-line, através do …