Quando o prefeito de Vitória Luciano Rezende (PPS) mudou o comando de duas secretarias – a de Esporte e a Central de Serviços – tinha como objetivo dar mais espaço aos aliados PSB e PV e conquistar um ambiente mais tranquilo na Câmara, apostando em obter maioria com os suplentes.
Mas, se por um lado Luciano tem conquistado aliados, por outro tem perdido velhos companheiros. O 1º foi o seu ex-vice-prefeito Waguinho Ito (PPS), que deixou a Secretaria de Esporte e voltou para a Câmara. Na segunda (13), o secretário de Transporte (Setran), Léo Formigão (PPS), também foi exonerado. Ele foi para a Setran após ser retirado da Central de Serviços.
“Meu pedido de exoneração é por motivos pessoais, de saúde, mas se dissesse que a mudança (da Central para a Setran) não trouxe distanciamento, estaria mentindo. Não rompi com o prefeito, mas, por respeito e gratidão, preferi sair”. A Central, uma das secretarias com maior visibilidade política, é ocupada pelo vereador licenciado Nathan Medeiros (PSB).
O agora ex-secretário Léo Formigão (PPS) não descarta mudar de partido e ser candidato a prefeito de Vitória. O Podemos já convidou.
“O Podemos fez o convite, mas outros também fizeram. Ainda não decidi se vou disputar, tenho que ver o que vai acontecer”, disse Formigão. O presidente do Podemos de Vitória, Rogerinho Pinheiro, confirmou o convite.
A pauta dessa segunda-feira (13) da Assembleia tinha 19 pedidos de urgência, entre os autores, o governo do Estado e boa parte dos deputados que se consideram “independentes”. Alguns retiraram o pedido de urgência após pedido do presidente, Erick Musso, e os pedidos do governo travaram uma queda de braço: o líder do governo indicava voto sim, o PSL, voto não.
Ana Elisa Nahas vai comandar, interinamente a Secretaria de Transporte de Vitória no lugar de Léo Formigão. Ela é a 13ª pessoa a comandar a pasta nos dois mandatos do prefeito Luciano Rezende. Já tem gente sugerindo dar uma faxina no gabinete com sal grosso e arruda para ver se alguém para lá.
A cúpula do diretório do PSDB de Fundão, formado pelo presidente Jullius Cesar Wyatt e mais 10, pediu desfiliação do partido à 14ª Zona Eleitoral e também ao diretório estadual do PSDB. Eles estudam ir para o PSL, Patriotas, Podemos ou PMN.
O imbróglio no ninho começou, segundo Jullius, quando foi imposta a filiação da ex-prefeita Maria Dulce. “O diretório é contra”, disse.
Grandes empresas, que atuam dentro e fora do Estado, se uniram para debater e sugerir ações de Segurança Pública. O Comitê Gestor de Inteligência Corporativa faz sua 1ª reunião semana que vem. Deve apresentar dados sobre a criminalidade contra empresas privadas. Em outra frente, os deputados Danilo Bahiense e Lorenzo Pazolini se reúnem com comerciantes que tiveram seus estabelecimentos arrombados e furtados. Nesta terça-feira (14), às 17h, na Assembleia.
Amanhã a Deus pertence
A presidente do PMN, deputada Janete de Sá, esclareceu que o partido tem caminhado com o prefeito da Serra, Audifax Barcelos (Rede), mas que não fechou coligação para as eleições municipais. “Isso será tratado na época adequada”.
Eleição no MDB
Tem eleição no MDB de Vila Velha na próxima quinta (16), às 18h, na Câmara de Vereadores do município.
Pleito da comunidade
A Comissão de Mobilidade Urbana da Câmara de Vitória, presidida pelo vereador Wanderson Marinho, marcou para 17 de junho, às 19h, audiência pública para tratar sobre possível abertura de ruas de Jardim Camburi com saída para a Norte-Sul.
Salve, Jeremias!
O cantor Jeremias Reis, vencedor do The Voice Kids, foi homenageado na Assembleia nessa segunda (13).
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.