Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

“Gabinete do ódio” capixaba?

| 21/06/2020, 11:04 11:04 h | Atualizado em 21/06/2020, 15:34

Tão logo acabou a sessão na Câmara de Vitória que aprovou incluir as igrejas no rol das atividades essenciais, os cinco vereadores que votaram contra começaram a sofrer ataques.

Em postagens de grupos de WhatsApp e redes sociais, pipocaram mensagens como “conheça os vereadores que são inimigos das igrejas” e “não se esqueça desses vereadores nas próximas eleições”, com a foto dos cinco.

Postagem, aliás, bastante semelhante à feita com os 14 deputados que votaram contra o regime de urgência para matéria semelhante que tramita na Assembleia. O que sugere que podem ter a mesma origem.
Mas o contra-ataque veio a galope.

Uma outra postagem, com a foto dos oito vereadores de Vitória que votaram a favor do projeto, também circulou em grupos e redes sociais. Esta com a mensagem: “Vereadores que não se preocupam com a morte de cristãos”, afirmando que eles votaram contra a maioria dos líderes religiosos. Antes da votação, a Câmara ouviu três pastores – dois foram contra a medida.

Mais um em Cariacica
O vereador de Cariacica Itamar Freire protocolou, ontem, projeto na Câmara que inclui as igrejas como atividades essenciais no município. Ele pediu regime de urgência que deve ser lido e votado amanhã. Além de Cariacica e Vitória – que já aprovou –, tramitam projetos semelhantes na Serra, Vila Velha, Guarapari, Conceição da Barra e na Assembleia.

Renzo testa positivo
O deputado Renzo Vasconcelos divulgou um vídeo em suas redes sociais afirmando ter testado positivo para Covid-19. Ele e a mulher, que é médica, estão em isolamento. Ele é o 5º deputado estadual a contrair a doença. Já o deputado Capitão Assumção enviou seu exame à coluna. Ele testou negativo. Assumção fez o exame sorológico após ter sintomas.

Manifestação na Prainha sem autorização
Circulou, em grupos de WhatsApp e redes sociais, uma postagem chamando para uma “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, marcando para hoje, às 14h, na Prainha, em Vila Velha. Procurada, a Prefeitura disse que não tem ciência do evento e que o mesmo não foi autorizado. Que “eventos com aglomeração de pessoas estão proibidos conforme decreto 94-R/2020”.

Com pompa e circunstância
O presidente da Assembleia, Erick Musso, vai promulgar amanhã, durante a sessão online da Ales, o projeto, do deputado Hudson Leal, que reduz em até 30% as mensalidades escolares da rede de ensino particular. O projeto foi aprovado na Casa e não foi nem sancionado e nem vetado pelo governo.

“PSC sempre estará ao lado do Bolsonaro”
O pastor Everaldo Pereira, que preside o PSC nacional e esteve no Estado na última sexta-feira para a filiação da deputada Lauriete Rodrigues, disse que o partido continua na base do governo, mesmo diante das polêmicas envolvendo o ex-assessor Fabrício Queiroz. “Desde o 1º dia de governo estamos na base do governo Bolsonaro, pra gente não altera em nada”. Um dos principais adversários de Bolsonaro, o governador Wilson Witzel, é do PSC.

Galeria

Ódio normalizado
Questionado sobre como vê a polarização política que toma conta do País, Everaldo Pereira diz ser “normal”. “Polarização é normal da democracia, cada um fala o que quer.”

Meio caminho andado
A Comissão de Justiça da Câmara de Vitória aprovou projeto do vereador Roberto Martins que proíbe ponto eletrônico a profissionais da Educação. Agora será votado em plenário.

Eleições vêm aí
O Ministério Público do Estado fez reunião virtual com os presidentes de partidos de Viana e Serra para tratar sobre propaganda eleitoral, prestação de contas 2020, sistema informatizado das coligações partidárias, “vaquinha” eleitoral e fake news.

Perdeu no twitter
A militância digital pró-Bolsonaro ficou tímida após uma semana de desgastes para o Presidente.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: