Frutas secas

Frutas secas (Foto: Divulgação)
Frutas secas (Foto: Divulgação)
Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm tempo e nem disposição para escolher os alimentos mais adequados com calma e transportá-los por onde você for, já lhe adianto que existem opções mais práticas.

Um exemplo são as frutas secas, que cabem na bolsa, duram mais tempo, não precisam ser guardadas na geladeira, não exigem muito esforço na hora de consumir e ainda são ricas em nutrientes.

Cada fruta seca é composta por uma diferente combinação de nutrientes que pode favorecer o organismo.

No geral, são ricas em fibras, minerais, potássio, selênio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas A e do Complexo B.

O damasco, por exemplo, ganha destaque devido ao seu alto teor de fibras, além de ainda ser rico em betacaroteno e potássio, que auxiliam na prevenção do câncer, no controle da hipertensão e na melhora do funcionamento intestinal.

Outro exemplo é o da ameixa seca, que é indicada, inclusive, como tratamento para quem possui constipação intestinal ou hemorroidas, graças ao seu efeito laxativo.

As porções do alimento também são ricas em ferro (aliado no combate à anemia), boro e vitamina K (que auxiliam na formação óssea).

“Na vida, tudo passa, até a uva passa”. Brincadeiras à parte, a uva-passa é outra grande aliada. Seu destaque é devido às suas concentrações de magnésio, nutriente importante para o bom funcionamento do fígado.

As frutas secas são uma delícia e supernutritivas, mas se você é diabético ou busca a perda de uns quilinhos é preciso estar atento na hora de consumi-las. Isso porque, ao serem desidratadas, elas acabam ficando com um alto nível de açúcares, além de se tornarem mais calóricas que as versões in natura.

A quantidade pode variar bastante, mas em uma média de 30g por dia – ou dois damascos secos, por exemplo.

Eu adoro as frutas secas e tenho sempre em casa. Elas são ótimas opções de lanches.

Além de comer pura, eu também gosto de utilizar as frutas em alguns pratos salgados para dar um toque especial, pois elas dão um sabor agridoce delicioso.

Mas você também pode adicionar ao iogurte, à coalhada, vitamina, ao cereal matinal, além de colocá-las em pães, bolos, tortas, sorvetes, pudins, gelatinas ou, até mesmo, preparar um mix de frutas secas com as oleaginosas.

Se o fato de serem secas te incomodar, você pode ainda colocá-las de molho na água para que fiquem úmidas.

Dicas da Nutri

Atenção!

Algumas das frutas secas vendidas por aí vêm cobertas de açúcar ou conservantes/corantes e sulfitos. Ou seja, desses alimentos você deve passar longe.

Armazenamento

Por durarem naturalmente mais tempo, são mais suscetíveis a mofo e fungos que podem causar reações adversas, alérgicas e inflamatórias. Conserve bem fechado, livre de calor e umidade.


últimas dessa coluna


Em forma no vestido

Aqui no nosso espaço sempre conversamos sobre crianças, idosos, gestantes, homens mas... elas não podem ficar de fora... Isso mesmo! Final de ano chegando e muitas noivinhas correndo atrás dos …


Inimigos da boa saúde

Eliminar a gordura da alimentação, comer alimentos crus, consumir produtos diet… isso é realmente o certo a fazer quando se busca uma melhor qualidade de vida? Nossa saúde é o nosso bem mais …


Terrorismo nutricional

A prática de uma alimentação saudável se tornou algo estressante para você? Ah! Não sabe dizer? Então, vamos lá... Você já foi a um almoço de família e levou a própria comida? Já deixou de sair com …


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …