Frutas secas

Frutas secas (Foto: Divulgação)
Frutas secas (Foto: Divulgação)
Manter uma alimentação saudável e com poucas calorias nem sempre é fácil. É preciso planejar as refeições, principalmente os lanches para manter o foco sempre. Mas se você é daqueles que não têm tempo e nem disposição para escolher os alimentos mais adequados com calma e transportá-los por onde você for, já lhe adianto que existem opções mais práticas.

Um exemplo são as frutas secas, que cabem na bolsa, duram mais tempo, não precisam ser guardadas na geladeira, não exigem muito esforço na hora de consumir e ainda são ricas em nutrientes.

Cada fruta seca é composta por uma diferente combinação de nutrientes que pode favorecer o organismo.

No geral, são ricas em fibras, minerais, potássio, selênio, magnésio, cálcio, ferro e vitaminas A e do Complexo B.

O damasco, por exemplo, ganha destaque devido ao seu alto teor de fibras, além de ainda ser rico em betacaroteno e potássio, que auxiliam na prevenção do câncer, no controle da hipertensão e na melhora do funcionamento intestinal.

Outro exemplo é o da ameixa seca, que é indicada, inclusive, como tratamento para quem possui constipação intestinal ou hemorroidas, graças ao seu efeito laxativo.

As porções do alimento também são ricas em ferro (aliado no combate à anemia), boro e vitamina K (que auxiliam na formação óssea).

“Na vida, tudo passa, até a uva passa”. Brincadeiras à parte, a uva-passa é outra grande aliada. Seu destaque é devido às suas concentrações de magnésio, nutriente importante para o bom funcionamento do fígado.

As frutas secas são uma delícia e supernutritivas, mas se você é diabético ou busca a perda de uns quilinhos é preciso estar atento na hora de consumi-las. Isso porque, ao serem desidratadas, elas acabam ficando com um alto nível de açúcares, além de se tornarem mais calóricas que as versões in natura.

A quantidade pode variar bastante, mas em uma média de 30g por dia – ou dois damascos secos, por exemplo.

Eu adoro as frutas secas e tenho sempre em casa. Elas são ótimas opções de lanches.

Além de comer pura, eu também gosto de utilizar as frutas em alguns pratos salgados para dar um toque especial, pois elas dão um sabor agridoce delicioso.

Mas você também pode adicionar ao iogurte, à coalhada, vitamina, ao cereal matinal, além de colocá-las em pães, bolos, tortas, sorvetes, pudins, gelatinas ou, até mesmo, preparar um mix de frutas secas com as oleaginosas.

Se o fato de serem secas te incomodar, você pode ainda colocá-las de molho na água para que fiquem úmidas.

Dicas da Nutri

Atenção!

Algumas das frutas secas vendidas por aí vêm cobertas de açúcar ou conservantes/corantes e sulfitos. Ou seja, desses alimentos você deve passar longe.

Armazenamento

Por durarem naturalmente mais tempo, são mais suscetíveis a mofo e fungos que podem causar reações adversas, alérgicas e inflamatórias. Conserve bem fechado, livre de calor e umidade.


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