Fruta queridinha faz bem para pele e coração

Por Luciana Pimentel

Por conter gorduras boas e fibras, o açaí natural colabora para a redução do colesterol no organismo
Por conter gorduras boas e fibras, o açaí natural colabora para a redução do colesterol no organismo

O açaí é um fruto nativo da Amazônia que virou febre pela quantidade de benefícios que traz para o organismo. Esse pequeno notável é rico em proteínas, lipídios, fibras, vitaminas e minerais.

Além disso, possui substâncias antioxidantes, como os flavonoides, que combatem os radicais livres e possuem efeito anticancerígeno, antimicrobiano, anti-infeccioso e na prevenção de doenças neurológicas e cardíacas.

Emille Colombo, professora do curso de Nutrição do Unesc, contou que, por conter gorduras boas e fibras, ele colabora para a redução do colesterol no organismo.

“Com isso, evita hipertensão e doenças cardiovasculares, além de melhorar o funcionamento intestinal. Aliado a uma alimentação saudável, será benéfico para o sono também”, destacou.

Mas é preciso ficar atento: esses benefícios são provenientes da polpa de açaí natural, e não do sorvete de açaí cheio de acompanhamentos calóricos que são comercializados por aí.

E ele não nutre só de dentro para fora: já existem vários produtos feitos com óleo de açaí que nutrem pele e cabelos.

Professora de Dermatologia do Unesc, Roberta Vasconcellos explicou que a polpa e a casca fornecem um suco rico em antioxidantes do tipo antocianidinas, substâncias que fazem do açaí um forte aliado da longevidade, auxiliando no combate ao envelhecimento capilar e promovendo sua hidratação.

Ela acrescentou que esses antioxidantes atuam minimizando os danos causados pelo excesso de exposição ao sol e aos tratamentos químicos, como tinturas e alisamentos.

“O resultado é um cabelo nutrido e com mais brilho e vitalidade”, pontuou.

De acordo com Roberta Vasconcellos, o açaí também é um aliado da pele na prevenção da dermatite e do ressecamento. “Como a dermatite normalmente piora com o ressecamento da pele e o açaí é rico emsubstâncias que promovem a hidratação cutânea, sim, ele ajuda a prevenir essas crises”, destacou a especialista.

Esse frutinho amazônico é um grande aliado dos cabelos, principalmente durante a estação mais quente do ano.

“Os cabelos mais agredidos pelo excesso de exposição solar ou por conta do uso frequente de químicas acolhem melhor o açaí em óleos e pomadas. Já nos menos danificados, é possível aplicar produtos em creme”, ensinou Roberta.