Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Fronteiras preocupam governadores do Norte

| 14/03/2020, 08:04 08:04 h | Atualizado em 14/03/2020, 08:12

Diante do avanço do coronavírus, parlamentares e governadores do Norte já avisaram ao governo federal de sua preocupação com as fronteiras. Como os vizinhos são menos extensos e têm estruturas mais precárias, há um temor de que o vírus se alastre pela região.

No Amapá, o senador Randolfe Rodrigues (Rede) pediu, em ofício à Saúde, “atenção especial”; a vizinha Guiana já registrou uma morte pelo Covid-19. O governo tem duas opções: intensificar a vigilância sanitária ou fechar as fronteiras, gesto considerado muito extremo.

E nós? Na reunião de Luiz Henrique Mandetta e Paulo Guedes com parlamentares nesta semana, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) demonstrou a mesma preocupação. O governador do Amazonas, Wilson Lima, também está atento às fronteiras.

Vai que. O governo já avalia um pedido do governador de Roraima, Antonio Denarium, de fechar a fronteira com a Venezuela, considerada o ponto de maior preocupação pela Saúde. Ontem, o país vizinho confirmou dois casos.

Quem toca. A questão está sendo discutida pela Defesa e pelo Itamaraty. Durante a reunião ministerial, o ministro Sergio Moro (Justiça) teria se manifestado a favor da medida.

Imagem ilustrativa da imagem Fronteiras preocupam governadores do Norte
Gilson Machado Neto é presidente da Embratur |  Foto: José Cruz/Agência Brasil

CLICK. O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto (foto), que também esteve nos EUA com a comitiva presidencial, realizou teste do coronavírus. Resultado deve sair neste sábado (14).

Presente... Os atos marcados para este sábado, por ocasião dos dois anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e de Anderson Gomes, foram cancelados, também devido ao coronavírus.

...em casa. O protesto foi substituído por um “Amanhecer com Marielle”, em que cada manifestante colocará na janela de sua casa um lenço amarelo, espécie de ato silencioso.

Mais perto. A propósito, a expectativa de quem acompanha o caso Marielle de perto é de que deve haver uma operação próximo à data do assassinato, com novas prisões. Em 14 de março de 2019, foram presos Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz.

What? A CPI mista de Fake News criou uma inesperada parceria. Quem colhia assinaturas para sua prorrogação na Câmara foi o PT e... Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-bolsonarista.

Não tá… Davi Alcolumbre tem sido desaconselhado a suspender os trabalhos do Congresso por causa do coronavírus, a menos que haja um caso de parlamentar ou servidor confirmado.

…comigo. Apesar disso, interlocutores avaliam que não haverá quórum para as sessões, o que, naturalmente, esvaziaria a pauta. Mas aí, pelo menos, a responsabilidade não seria do presidente do Congresso.

Pera lá... Parlamentares do Centrão foram elogiosos ao pacote de medidas emergenciais proposto por Paulo Guedes. O que não significa, sublinham, que a barra do ministro esteja limpa. A relação continuará azeda.

… como é? Entre as propostas apresentadas ontem pelo ministro, a linha de crédito rural de R$ 5 bilhões não era novidade. Já vinha sendo gestada há algum tempo com Tereza Cristina.

Em casa. Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) deverá ficar em isolamento nos próximos dias. Ele voltou de um compromisso de trabalho em Portugal. A equipe que o acompanhou também foi orientada a ficar em reclusão domiciliar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: