Festa junina magrinha

A tapioca é uma delícia, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas, por exemplo.

A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante, e cuidado com o sal.

A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com 2 colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico.

Leve ao micro-ondas por aproximadamente 6 minutos em potência alta. Essa receita rende 3 porções e possui apenas 88 calorias.

O arroz doce não pode faltar. Ele pode ser feito com arroz integral. Ou que tal adicionar uma colher de sopa de chia para enriquecer a dose de fibras? Pegue papel e caneta e anote uma receita deliciosa! Afinal, como tudo evolui, o que é tradicional pode ser melhorado. Ou melhor, emagrecido. E o melhor, sem perder nada em sabor.

A receita a seguir rende cinco porções, com 126 calorias cada.

Ingredientes:
3 claras
1 ovo inteiro
1 ½ xícara (chá) de leite desnatado
¼ de xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara
2/3 xícara (chá) de arroz cozido sem tempero
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de damascos secos picados ou uvas passas
¼ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de raspas de laranja

Modo de preparo
Em um bowl, junte as claras, o ovo e o leite. Misture também o açúcar e a baunilha. Bata até misturar bem, mas não faça espuma. Acrescente o arroz, os damascos, a canela e as raspas de laranja.Coloque cinco ramequins em uma assadeira. Divida o creme entre eles. Despeje água fervente na assadeira. Leve-a ao forno a 160ºC por 40 minutos. Mexa na metade do tempo. Sirva quente ou gelado, decorado com raspas de laranja.

As demais guloseimas devem ser consumidas com moderação. Se possível, se alimente antes de sair de casa, assim você evita comer tudo que vir pela frente. Até porque essas delícias são de encher os olhos, né gente?

E se nada disso funcionar e você extrapolar no São João, volte à dieta no dia seguinte. Não deixe que o escorregão lhe desmotive. Foque novamente em seus objetivos que os resultados incríveis são mais satisfatórios que a jacada! O jeito é pular a fogueira para gastar os excessos! Bom final de semana e até sexta que vem.

 


últimas dessa coluna


Palmito: ultrassaudável!

Nas saladas, tortas, cremes, refogados, assados… Delícia! Muitos o consomem o ano inteiro, outros nem tanto. Mas com a Semana Santa chegando o consumo do palmito ganha destaque, principalmente para …


Sucos detox são aliados do sistema imunológico

Nesses dias de altas e baixas temperaturas, sol e chuva se alternando, muitas pessoas sofrem com resfriados e espirros. Já começa aquela sensação de cansaço, sem força de vontade nem para levantar da …


Refrigerante: perigo!

Que refrigerante não é saudável, isso todo mundo já sabe. E que são capazes de acabar com a sua boa forma em pouco tempo? Ixi! Isso você já deve estar cansado de saber. Mas ainda assim não consegue …


O feijão na nossa dieta

O feijão é um alimento bastante estigmatizado: excluído da dieta de quem busca a perda de peso, diz-se que a leguminosa engorda, incha e dá gases. Mas, desde criança, escutamos que o grão é rico em …


Praticidade na cozinha

Foi-se o tempo em que gastar horas na cozinha era exclusivamente parte da rotina ou trabalho da mulher. Hoje, o gosto e a necessidade de cuidar da casa também passam pelos homens. E, como o tempo …


Xô, ressaca da folia!

“Ó abre alas, que eu quero passar.... Ó abre alas, que eu quero passar.... Eu sou da Lira, não posso negar”... O Carnaval chegou e muita gente aproveita esta época do ano para "enfiar o pé na jaca"! …


Carnaval de Vitória chegou!

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. Vai aproveitar a folia? Independente de ir para festa ou ficar em casa, este é um final de semana que faz toda a diferença no quesito rotina e …


Alface, sim ou não?

Basta pensar em uma salada de folhas ou em um hambúrguer mais leve e caprichado para, logo, inserirmos a alface na lista de ingredientes, não é verdade? Mas, mais do que um ótimo acompanhamento para …


Benefícios das sementes de abóbora

Ao comprar uma abóbora, a maioria das pessoas retira as sementes e joga fora, mantendo apenas o legume, não é verdade? Mas o que você não sabe é que isso é um grande desperdício. As sementes de …


Cuide-se bem, beba água!

Vitorinha 40 graus. Verão chegou... e, com ele, não podemos deixar de falar sobre hidratação! Que a água é essencial para a vida, todo mundo sabe, ainda que, muitas vezes, seja tão negligenciada em …