Festa junina magrinha

A tapioca é uma delícia, mas em festas normalmente os recheios são aqueles bem calóricos. Aposte em recheios com queijos magrinhos ou frutas, por exemplo.

A espiga de milho possui poucas calorias e é uma ótima aposta. O ideal é evitar a manteiga, uma vez que o valor calórico aumenta bastante, e cuidado com o sal.

A pipoca também pode receber uma versão light. Coloque 1/2 xícara (chá) de milho com 2 colheres de água em um recipiente alto, cubra com plástico filme e faça buraquinhos com o garfo no plástico.

Leve ao micro-ondas por aproximadamente 6 minutos em potência alta. Essa receita rende 3 porções e possui apenas 88 calorias.

O arroz doce não pode faltar. Ele pode ser feito com arroz integral. Ou que tal adicionar uma colher de sopa de chia para enriquecer a dose de fibras? Pegue papel e caneta e anote uma receita deliciosa! Afinal, como tudo evolui, o que é tradicional pode ser melhorado. Ou melhor, emagrecido. E o melhor, sem perder nada em sabor.

A receita a seguir rende cinco porções, com 126 calorias cada.

Ingredientes:
3 claras
1 ovo inteiro
1 ½ xícara (chá) de leite desnatado
¼ de xícara (chá) de açúcar de coco ou demerara
2/3 xícara (chá) de arroz cozido sem tempero
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de damascos secos picados ou uvas passas
¼ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de raspas de laranja

Modo de preparo
Em um bowl, junte as claras, o ovo e o leite. Misture também o açúcar e a baunilha. Bata até misturar bem, mas não faça espuma. Acrescente o arroz, os damascos, a canela e as raspas de laranja.Coloque cinco ramequins em uma assadeira. Divida o creme entre eles. Despeje água fervente na assadeira. Leve-a ao forno a 160ºC por 40 minutos. Mexa na metade do tempo. Sirva quente ou gelado, decorado com raspas de laranja.

As demais guloseimas devem ser consumidas com moderação. Se possível, se alimente antes de sair de casa, assim você evita comer tudo que vir pela frente. Até porque essas delícias são de encher os olhos, né gente?

E se nada disso funcionar e você extrapolar no São João, volte à dieta no dia seguinte. Não deixe que o escorregão lhe desmotive. Foque novamente em seus objetivos que os resultados incríveis são mais satisfatórios que a jacada! O jeito é pular a fogueira para gastar os excessos! Bom final de semana e até sexta que vem.

 


últimas dessa coluna


Novembro Azul

Às vezes pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que com a escolha certa aumentamos as defesas do nosso organismo, que nos …


A íntima relação entre comida e humor

Quando estamos cansados, queremos comer. Quando estamos tristes, queremos comer. Quando estamos felizes, queremos comer. Só não desejamos comer quando estamos doentes, fazendo ginástica ou dormindo, …


É batata, é doce, mas emagrece

E no mês de outubro iniciamos a safra da batata-doce. Vocês já devem ter ouvido falar que ela é a queridinha das dietas dos atletas, principalmente dos fisiculturistas, certo? Mas, muitos não sabem é …


Prevenção à osteoporose

O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado amanhã. A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e …


Cuidado com o excesso de sal!

O sal de mesa é também conhecido como cloreto de sódio, e o problema está no sódio e não no cloreto e devemos observar que ele está presente também em vários produtos industrializados que consumimos …


Beber durante a refeição faz mal?

É muito comum beber algo durante as refeições. Muitos tomam refrigerantes, enquanto outros preferem opções mais naturais, como chás, sucos e água. Mas será que tomar líquidos durante as refeições faz …


O álcool está engordando você?

Você não dispensa aquele chope gelado no fim de semana ou um drinque com os amigos no happy hour? Há muitos fatores que afetam a perda de peso, tornando o processo mais complicado do que pode …


Colorau: vilão ou mocinho?

Entre todos os temperos, o colorau se destaca por sua coloração intensa, ainda que seja considerado um tempero de sabor fraco para boa parte dos paladares. Seu uso não é muito comum de forma primária …


Vaca atolada na polenta

Polenta? Um alimento típico da cultura italiana, mas muito conhecido aqui no Brasil. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita e ainda recheada com uma variedade imensa de molhos. Antigamen…


É para você papai!

Mais um Dia dos Pais está chegando... Eles não são os mais famosos quando o assunto é cuidados com a saúde e alimentação exemplar, mas isso é algo que pode ser mudado. Os homens merecem uma atenção …