X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Fenômeno raro: "Lua azul" aparece no céu neste sábado


Imagem ilustrativa da imagem Fenômeno raro: "Lua azul" aparece no céu neste sábado
|  Foto: Beto Morais/AT 08/02/2020

O mês de outubro se encerra no próximo sábado (31) com uma particularidade: a lua cheia vai aparecer no céu pela segunda vez em um único mês. Esse raro evento cósmico é batizado de "Lua Azul". Apesar do nome folclórico,  o astro não muda de coloração e continua apresentando uma cor cinza claro ou branco prateado.

O evento é raro porque o ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais. Assim, o normal é termos apenas uma lua cheia em cada mês.. 

O aparecimento da Lua Azul então se torna uma combinação de dois fatores: a primeira lua cheia ser no primeiro ou segundo dia do mês e este ter 31 dias. Assim, o mês de fevereiro, que tem 28 ou 29 dias (caso seja ano bissexto), nunca terá esse fenômeno, conforme explica a BBC em texto reproduzido pelo G1.

A Lua Azul ocorre a cada 2,5 anos. O último registro foi em 31 de março de 2018. Por coincidência, em 2020, o fenômeno ocorre no Dia das Bruxas ou Halloween. 

O termo Lua Azul surgiu na década de 1940, como a Nasa explica em seu site. Na época, o Maine Farmer's Almanac (uma publicação anual que desde 1818 traz previsões sobre eventos ligados a clima nos EUA e Canadá) oferecia uma definição da Lua Azul tão complicada que muitos astrônomos tinham dificuldade em entendê-la.

Anos mais tarde, a definição foi simplificada e a Lua Azul inspirou livros, filmes e músicas como Blue Moon, composta em 1934 por Richard Rogers e Lorenz Hart, gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley, Frank Sinatra, Dean Martin, Billie Holliday e Billy Eckstine.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: