Esportes

Esportes

Federação divulga a tabela do Capixabão 2019


O Serra é o atual campeão do Capixabão (Foto: Rodrigo Gavini / AT - 07/04/2018)
O Serra é o atual campeão do Capixabão (Foto: Rodrigo Gavini / AT - 07/04/2018)

Com mudanças aprovadas pelos clubes, a Federação de Futebol o Espírito Santo divulgou a tabela do Capixabão 2019. A principal novidade é que, dos dez times que disputam a Série A, oito avançam para a segunda fase, para uma disputa de mata-mata

Os times que irão disputar este ano são o Serra (atual campeão), Estrela do Norte, Rio Branco (campeão da Série B-2018), Vitória, Tupy, Desportiva Ferroviária, Real Noroeste, Rio Branco Venda Nova, Atlético Itapemirim e Castelo.

O Castelo também é uma grande novidade na competição. O time, quarto colocado na Série B, herdou a vaga do Espírito Santo, que optou por não disputar a Primeira Divisão e acabou rebaixado. O Aracruz, terceiro colocado, chegou a ser convidado mas recusou o convite para a elite do Estadual.

Novo Regulamento

A competição que se inicia no dia 02 de fevereiro terá a participação de 10 equipes, tendo 15 rodadas e 59 jogos. A partida final está prevista para acontecer no dia 27 de abril.

Todos os 10 times se enfrentam em nove rodadas realizadas em turno único e os oito melhores classificados avançam para as quartas de final (com o 1º enfrentando o 8º, o 2º contra o 7º e assim sucessivamente, em cruzamento olímpico) em jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados serão rebaixados à Série B.

Nas fases quartas de finais, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados, na primeira fase, serão rebaixados. O campeão garante as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro 2020 e para a Copa do Brasil 2020.

Confira os jogos da primeira rodada do Capixabão 2019

Estrela do Norte x Castelo, no Estádio Sumaré (Cachoeiro de Itapemirim)
Tupy x Desportiva Ferroviária (estádio a definir)
Serra x Real Noroeste (estádio a definir)
Vitória x Atlético Itapemirim, no Estádio Salvador Costa (Vitória)
Rio Branco x Rio Branco de Venda Nova, no Estádio Kléber Andrade (Cariacica)