Facilite sua vida

 (Foto: Reprodução )
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Um dos motivos pelo qual as pessoas ainda insistem em usar os temperos prontos é a facilidade de ter sempre algo à mão, sem precisar de muito trabalho. Mas assim como muitos outros aspectos de uma alimentação saudável, ter temperos frescos e naturais de fácil acesso é uma questão de planejamento, afinal, nada mais gostoso do que ter sempre à disposição um tempero fresco para dar um sabor especial aos preparos na cozinha, não é mesmo?

Por isso eu insisto, se planeje e facilite sua vida. Existem algumas formas de ter os temperos frescos sempre à mão, confira as dicas da Nutri!

1 - Tenha uma horta! Cultivar uma horta ou plantar seus próprios temperos frescos pode parecer algo da geração passada. Mas esse hábito é relaxante e pode ser uma mão na roda na hora de cozinhar .

Para isso, um canto ensolarado é requisito básico. Se você ainda não tem uma horta, saiba que nem mesmo o tamanho da sua casa ou apartamento é problema para planejar.
Escolha os temperinhos que você mais gosta e tenha-os em pequenos vasinhos e, no geral, não precisam de grandes cuidados.

Além de tudo isso, podem ser decorativas e dar um charme à sua cozinha.

2 - Use ervas secas: As ervas frescas são normalmente mais aromáticas e garantem mais benefícios do que as secas. Mas sabemos que não seria possível ter uma horta com todas as ervas que gostaríamos. Então, para aquelas que você achar que não é possível ter uma horta, tenha-as na versão seca.

Veja os benefícios dos temperos abaixo e escolha o que mais combina com seu estilo na cozinha:

- Coentro: contribui, principalmente, para o bom funcionamento do processo digestivo e é uma excelente fonte de vitaminas e minerais. É ideal para pratos de frutos do mar e caldos de peixe.

- Sálvia: auxilia na digestão e ajuda no combate à gengivite e faringite. Pode dar um toque especial a pães, molhos, carnes bovina e suína, aves, peixes e carneiro.

Ajuda a quebrar o sabor adocicado de algumas carnes. Deve ser usada com moderação para não conferir sabor amargo às preparações.

- Manjericão: ajuda no combate à insônia, é antioxidante, anti-inflamatório e auxilia na digestão, minimizando gases, aftas e mau hálito. No geral, as pessoas só lembram do manjericão no tomate, massas ou com queijos, mas ele dá um toque diferente quando colocado em meio a uma salada de folhas cruas, sopas, preparações com frango e ovos.

- Alecrim: tem efeito bem forte na memória e funcionamento cerebral. Combina muitíssimo bem com todos os legumes, carnes vermelhas, pães e bolachas caseiros e peixes.

- Tomilho: Tem efeito antisséptico e analgésico, por isso pode ajudar no combate a gripes e resfriados, e também ajuda a regular o funcionamento do intestino. Fica ótimo com berinjela, cenoura, batata, milho, tomate, cebola e todas as leguminosas no geral. O tomilho, aliás, combina superbem com louro e dá um gosto especial no feijão.

E com tanta variedade, o bacana é que assim teremos temperos sempre fresquinhos e orgânicos para o preparo das nossas refeições.

E aí? Quem já tem tudo organizadinho? Quem não tem ainda já pode aproveitar as ideias e colocar a mão na massa! Até a próxima semana!

Dica da nutri

Congele

Se você não tiver sua mini horta de temperos, mas puder comprá-los frescos no mercado ou na feira, uma excelente estratégia para que elas durem mais tempo é congelar! Você pode higienizar e secar bem as folhas, picar, se for o caso, e congelar em seguida. Ou ainda, você pode congelar as ervas em forminhas de gelo, com azeite ou manteiga derretida, para fazer cubinhos de azeite ou manteiga aromatizados.


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