Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Faça compras online para o Natal com segurança

| 06/12/2020, 11:08 11:08 h | Atualizado em 06/12/2020, 11:10

Passado o período da Black Friday, o mercado aguarda um novo boom nas compras online, com a proximidade do Natal. Segundo o Dieese, com o pagamento do 13º salário serão injetados 215 bilhões de reais na economia brasileira, no mês de dezembro, e boa parte desse montante será consumido em compras pela internet. Sabendo disso, os estelionatários de plantão já preparam seus golpes para aplicar nos internautas, país afora. O consumidor que não tomar os devidos cuidados e não tiver cautela na hora de fazer suas compras online, neste Natal, corre o risco de cair em um desses golpes e ficar sem o dinheiro e sem o produto supostamente adquirido.

A orientação é sempre comprar em lojas previamente conhecidas ou nas que tenham boas referências.

Pesquise sobre a idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor, nos sites de avaliação e comparação de preços, nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e fazem seus comentários sobre a empresa.

No site www.ebit.com.br, maior plataforma de opinião de consumidores do Brasil, é possível encontrar a avaliação reputacional das lojas, feita pelos próprios consumidores.

Faça contato telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço de fácil localização, telefone fixo ou estabelecimento físico.

Observe informações como razão social, CNPJ, atividade da empresa e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Clique no link “Serviços”, depois em “Cadastros”, “CNPJ”, “Consulta situação cadastral” e, por fim, no botão “Atendimento pela Internet”. Se a situação for “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista prudentemente da compra.
Antes de comprar, leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.

Prefira empresas que aceitem plataformas de pagamento garantido via internet (ex. Pagamento Digital) ou cartão de crédito de bandeiras renomadas, pois essas lojas já foram previamente avaliadas pelas administradoras dos cartões e procure não fazer pagamentos via boletos ou depósitos bancários.

Verifique se a loja possui conexão de segurança, nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de crédito, – geralmente essas páginas são iniciadas por https:// – e o cadeado ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página).

Clique no cadeado e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de navegação do computador.

Em vista disso, desconfie de ofertas muito vantajosas ou facilidades, afinal de contas quando a esmola é demais o santo desconfia, ou pelo menos deveria desconfiar. No mais, boas compras!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: