X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

Fábio: “Vou ampliar a Guarda e criar a Patrulha Maria da Penha”


Imagem ilustrativa da imagem Fábio: “Vou ampliar a Guarda e criar a Patrulha Maria da Penha”
Fábio Duarte (Rede) |  Foto: Vanessa K. Martão

Fábio Duarte tem 43 anos, nasceu e foi criado em Pitanga, na Serra. É casado com Andréa dos Santos Moreira, formada em Gestão Pública e pós graduanda nessa mesma área. Juntos, eles têm quatro filhos.

O candidato é formado em Administração de Empresas e tem experiência de gestão. Administrou uma empresa privada no período de 2000 a 2012 e já ocupou um cargo no Governo Federal – foi Assessor Técnico do Ministério do Trabalho por dois anos e meio.

Deixou a função em 2016 para disputar a eleição para vereador, sendo eleito pelo PDT. A convite do prefeito Audifax Barcelos, se filiou à Rede Sustentabilidade. A seguir, suas propostas:


"Vou dar uma atenção especial à Saúde, porque é a maior queixa da população"


1) O que a Serra tem de melhor e em que precisa avançar?

A primeira coisa que a Serra tem de melhor é, sem dúvida alguma, a sua gente. É um povo acolhedor, que tem capacidade de crescer mesmo diante da crise. A cidade teve um grande desenvolvimento nos últimos 8 anos. Vou citar os indicadores principais.

A Serra é a cidade mais transparente do Brasil, título concedido pela Controladoria Geral da União. É a cidade nota A em gestão financeira, segundo avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional. É a cidade que mais investe em Saúde no Espírito Santo e que tem 90% de esgoto tratado. Essa é uma marca histórica, nunca vista antes.

A Serra é também a cidade que tem a maior rede de ensino do Estado, com 65 mil alunos em 139 escolas. É a cidade que mais investe no Social, pentacampeã em investimentos, e a que mais faz obras no Estado, mesmo na crise.

Agora, a Serra está pronta para se tornar uma cidade inteligente, com a tecnologia ao alcance de todos. Esse será um dos meus principais desafios caso eu seja eleito prefeito. Quero implantar a telemedicina, o reconhecimento facial nas escolas, incentivar o empreendedorismo entre os jovens e dar muita força para as startups, afinal, as novas profissões estão batendo na nossa porta e é preciso qualificar a mão de obra local.

2) Qual será sua primeira grande ação, ainda nos 100 iniciais dias de governo?

Vou dar uma atenção especial à Saúde, porque é a maior queixa da população, não apenas na Serra, mas em todo o país. A demanda é muito grande e por mais que se faça, vai sempre faltar alguma coisa. Vou aprimorar o serviço de agendamento de consultas e exames por telefone, site e aplicativo.

Outra coisa que pretendo fazer é acabar com a regionalização da Saúde. Exemplo: pelo sistema atual, o morador de Maringá só pode utilizar a Unidade de Saúde de Porto Canoa. Muitas vezes, a pessoa só tem tempo para se consultar perto do seu local de trabalho e não perto da sua residência.

Com a marcação de consultas online funcionando plenamente, ela poderá escolher a unidade de saúde mais perto do lugar onde está. Vou criar a Farmácia 24 horas dentro das UPA’s e implantar o serviço de telemedicina. Minha intenção é facilitar ao máximo a vida das pessoas.

3) Quais investimentos em infraestrutura pretende fazer (escolas, trânsito, postos de saúde, centros para a guarda, equipamentos de cultura...)?

A Serra já tem 16 supercreches, mas há necessidade de aumentar a oferta de vagas na Educação Infantil para crianças de zero a 3 anos, por isso, eu vou construir mais 6 supercreches. Há necessidade também de 4 novas escolas. Os laboratórios de informática vão ser ampliados. Vou, ainda, implantar as salas de aula multimídia, inclusive na Educação Infantil.

As escolas que ainda não possuem quadras esportivas, podem contar com a obra. As quadras ainda não cobertas também. Na saúde, vou criar o Centro de Tratamento de Pacientes Renais com serviço de hemodiálise, e o Centro de Especialidades Médicas, além do Hospital Veterinário para animais domésticos.

No meu Plano de Governo, também está prevista a ampliação das ciclovias. A Serra já tem mais de 60 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Vou construir mais 40 quilômetros.

Uma coisa é certa: o que está bom, vai ser mantido; o que não está bom, vai mudar. O meu compromisso é fazer a Serra andar pra frente, com o uso da tecnologia, mas priorizando sempre as pessoas.

4) Serra já foi a 8º cidade do país com mais moradores em áreas de risco. Como resolver os problemas de deslizamentos de terra?

A Serra conta hoje com o Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), elaborado com o objetivo de aprimorar a gestão das áreas de risco e de facilitar a captação de recursos para intervenções estruturais, que conta com a atualização do mapeamento das áreas suscetíveis a deslizamentos e inundações.

Com base neste Plano, foram construídas contenções de encostas em áreas de risco, nos bairros de Nova Carapina I, Campinho da Serra I, Planalto Serrano, José de Anchieta II e José de Anchieta III.

As próximas intervenções para 2021, estão previstas para serem realizadas nos bairros de Diamantina, Vista da Serra I, Nova Almeida, Serra Dourada II e Jardim Carapina.

A Defesa Civil da Serra possui também um sistema de recepção dos registros de ocorrência pelos munícipes, que consolida as ocorrências. Com isso, é possível fazer o mapeamento e atuar nessas áreas de risco.

É importante mencionar que estão em funcionamento na Serra 10 pluviômetros semiautomáticos e 14 pluviômetros automáticos para medição do volume de chuva no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

5) Como fazer para ampliar o atendimento nas unidades básicas de saúde e diminuir a fila por exames e consultas?

A Saúde, como eu já disse, é um problema sério em todo país. Por mais que se faça, vai sempre ser preciso fazer mais. E eu estou preparado para fazer esse mais, porque a vida humana é o que há de mais importante.

Com a ajuda da tecnologia, com a Cidade Inteligente que eu vou implantar, espero diminuir as filas para exames e consultas.

6) A Serra já foi o município com maior taxa de homicídios do Espírito Santo. Como a guarda pode ajudar a PM a diminuir a insegurança?

A Segurança Pública é uma atribuição do Estado, mas se eu for eleito, também vou dar a minha contribuição, como a atual gestão vem fazendo. Ano passado, pela primeira vez em 22 anos, a Serra deixou de ser o município mais violento do país. Em 2008, a taxa de homicídios era de 105 mortes para cada 100 mil habitantes.

Em 2019, caiu para 27. Houve queda de 67% no número de mortes. Se eu for eleito, vou implantar o Cerco Digital para controle das placas que trafegam na cidade e o Serviço Integrado de Monitoramento Aéreo através de drones.

Também vou ampliar o número de agentes da Guarda Municipal e torná-la a melhor do Brasil, criar a Patrulha Maria da Penha de proteção às mulheres e ampliar a Patrulha Escolar nos bairros com maiores índices de violência.

Está previsto, também, a realização de concurso público para agentes de trânsito e a modernização das operações com a tecnologia. Novas viaturas, motocicletas e equipamentos de comunicação e controle.

7) A insegurança envolvendo usuários de drogas nas ruas dos bairros tem aumentado, inclusive com incidentes de violência. Como pretende lidar com o problema?

Pensando nos dependentes químicos, vou ampliar a carga horária de atividade dos CAPS Álcool e Drogas, atuando junto com as unidades de acolhimento transitório e os serviços de residência terapêutica, com o objetivo de fazer uma ação mais abrangente e integral para os dependentes de álcool, crack e outras drogas, além de seus familiares.

Vou fortalecer a política contra o álcool e outras drogas na Serra e organizar as ações dentro da rede de cuidados, para que possamos tratar os dependentes e suas famílias. Os profissionais da saúde serão capacitados para atender adequadamente os usuários e formar uma rede de proteção.

Também vamos desenvolver campanhas educativas em todas as comunidades, associações, escolas, igrejas e clubes para o combate e prevenção às drogas, além de criar um comitê integrado antidrogas intersetorial vinculado à saúde.

8) Qual será sua política de governo em relação aos servidores municipais. Prevê concursos?

Quero estabelecer um novo tipo de relacionamento com os servidores, diminuindo a distância entre o gabinete, as secretarias e departamentos. A tecnologia existe para reduzir as distâncias e aproximar as pessoas, não é verdade?

Sempre que houver necessidade, é claro que haverá concursos, essa é a forma legal para se ampliar o quadro de funcionários. As demandas crescem, os serviços aumentam e a necessidade impõe novas contratações.

A cidade conectada que está no meu plano de trabalho prevê uma série de facilidades para que o servidor desempenhe melhor as suas funções, com menos esforço e rendimento maior. Entre as novas medidas, está a criação do Clube de Vantagens com o comércio local, credenciando os comerciantes que ofereçam vantagens aos servidores nos seus estabelecimentos.

Também vou implementar o Plano de Cargos e Salários para os servidores e farei a revisão do Plano de Carreira do Magistério, considerando a avaliação de desempenho e titulação. Irei, ainda, nomear os agentes da Guarda Civil Municipal aprovados no curso de formação de 2020.

Funcionário bem tratado é funcionário mais produtivo e feliz. A gestão de pessoas é o que mais me fascina na Administração.

9) O que o senhor pensa do governo Bolsonaro e como será a relação com Brasília?

O município tem hoje importantes parcerias, tanto com o Governo do Estado e com o Governo Federal. Pretendo não apenas manter essas parcerias, como também ampliá-las. Uma cidade do tamanho da Serra só cresce com parcerias aqui e em Brasília.

Uma das minhas primeiras ações no campo da articulação política será trabalhar para unir os nossos três Deputados Estaduais e o Deputado Federal em torno do objetivo comum de fortalecimento do município. A ideia é criar o Comitê de Integração Política, com reuniões mensais, onde serão discutidas as demandas do município e o que cada um pode fazer para solucionar essas demandas.

Não faz sentido cada representante trabalhar isoladamente. Os novos tempos exigem mais maturidade política.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: