X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

E Aí Professor J. Jerry?

Expressões “a noite” e “à noite”


No calendário gramatical desta semana, para que não se cometam “pecados da língua”, as 7 dicas de português voltam-se ao estudo dos seguintes temas: 1. Compreensão de texto. 2. Crase. 3. Pronomes de tratamento. 4. Semântica. 5. Conjunção. 6. Pronome. 7. Concordância verbal. 8. Preposição.

19/07 (DOMINGO): Dia da Caridade. Leiam-se estas duas frases: 1. No baile beneficente, os convidados compareceram ao evento com trajes de época. 2. No baile beneficente, os convidados compareceram ao evento com trajes da época. Na oração 1, “de época” sugere algo com o estilo de determinado período no passado; na oração 2, “da época” obriga o leitor a determinar a época.

20/07 (SEGUNDA-FEIRA): Dia do Amigo. O sinal indicador de crase pode mudar o sentido de expressões, como “a noite” e “à noite”. Vejam-se estes exemplos: 1. Assim que meu amigo chegou, caiu a noite (Nesse exemplo, a construção frasal indica que “anoiteceu”.). 2. Segundo testemunhas, meu amigo caiu à noite (Nesse caso, a expressão “à noite” é uma circunstância de tempo.).

21/07 (TERÇA-FEIRA): Dia do Garimpeiro. Deve-se atentar a alguns pronomes de tratamento, como senhor(a), doutor(a) e dona. Isso porque devem ser empregados com letras minúsculas se grafados por extenso e com inicial maiúscula se redigidos nas formas abreviadas (Exemplos: 1. A mãe do garimpeiro, a senhora Maria, faleceu ontem. 2. A mãe do garimpeiro, a Sra. Maria, faleceu ontem.).

22/07 (QUARTA-FEIRA): Dia do Cantor Lírico. Pode-se empregar a palavra “edição” não só em referência a livros mas também em referência a eventos? Resposta: Sim. Essa palavra também diz respeito à “repetição de um evento ou de nova versão de um fato” (Exemplo: A cantora se apresentará na segunda edição do Congresso Anual de Canto Lírico.).

23/07 (QUINTA-FEIRA): Dia do Guarda Rodoviário. Observe-se esta frase, considerada estranha por alguns usuários da língua portuguesa: Se se aplicassem mais multas, haveria menos acidentes nas rodovias. O uso do duplo “se” provoca essa estranheza. Não há erro. Há, na verdade, uma conjunção condicional e um pronome (Possível substituição: Caso se aplicassem mais multas...).

24/07 (SEXTA-FEIRA): Dia da Iluminação Elétrica no Brasil. Quando houver uma “sequência de dois ou mais verbos”, somente o primeiro deles faz a concordância com o sujeito: Antes do pagamento da conta de luz, os débitos devem ser corrigidos (e não “devem serem” corrigidos). Nesse caso, apenas o verbo auxiliar (dever) flexiona; e o principal (ser) fica inalterado, não muda.

25/07 (SÁBADO): Dia do Escritor. Que se atente a estes exemplos: 1. Além de escritor, João dá aula de Língua Portuguesa e de Literatura. 2. Além de escritor, João dá aula de Língua Portuguesa e Literatura. Com o duplo “de”, a primeira frase indica que João leciona duas disciplinas; com apenas um “de”, a segunda sugere que ele leciona apenas uma disciplina.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: