Na última semana, comemoramos a Semana do Bom Humor. E é claro que humor tem a ver com a alimentação. Mas, como assim, Nutri?
Calma lá! Para começar, te faço algumas perguntas: como são suas refeições? Você come sentado à mesa, prestando atenção ao seu prato ou come em pé? Ou faz a refeição em cinco minutos e já atrasado para o próximo compromisso?
Seu prato tem todos os nutrientes de que precisa ou você se priva do consumo de frutas, carboidratos e legumes? Quantas vezes por semana você troca uma refeição pelo fast food?
Se você tem o (mau) hábito de comer sem sentar à mesa, sem um prato colorido e balanceado, e frequenta os fast foods, cuidado: a sua saúde mental certamente sofrerá as consequências.
Isso mesmo. Irritabilidade, cansaço,falta de atenção, baixo-astral, depressão, ansiedade e desmotivação podem estar sim, associados à alimentação. Ficou curioso?
Alguns alimentos têm o poder de interferir na produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas que realizam a comunicação das células em nosso cérebro.
Se houver falhas nessa conexão toda ou se os níveis de alguma dessas substâncias não forem adequados em nosso cérebro, o resultado será percebido no humor e na disposição.
Veja uma lista de alimentos considerados “fontes de alegria” e como é fácil adicioná-los ao nosso cardápio:
Proteínas: Por serem ricos em triptofano, aminoácido responsável pelo controle do bem-estar, inclua no seu cardápio carnes, ovos, feijão, leite e derivados.
Chocolate: Para a surpresa de alguns, o chocolate é rico em cacau, possui carboidrato e triptofano, que ajudam a estimular no organismo a produção de serotonina, substância que atua no cérebro regulando o humor.
Opte pelo chocolate com 70% de teor de cacau, e modere o seu consumo.
Frutas: Frutas como banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse.
Oleaginosas: Nozes, amêndoas e castanhas possuem selênio, cobre e magnésio, que ajudam a diminuir o estresse.
Peixes e frutos do mar: O selênio e a vitamina B12 presentes nesses alimentos ajudam na redução da ansiedade e do cansaço.
Já o ômega 3 colabora na produção de neurotransmissores.
Aqueles que são muito processados, industrializados, cheios de açúcares e gorduras trans devem ser evitados.
Como já deve ter experimentado alguns deles, já sabe que dão aquela sensação gostosa em um primeiro momento.
O problema vem logo em seguida. Esse perfil de alimentação pouco saudável pode potencializar sintomas como o estresse e a depressão.
Outra consideração importante é a de que não se deve ficar muito tempo sem comer.
Isso reduz os níveis de glicose, o que afeta negativamente o humor. Por isso, realizar de quatro a seis refeições ao longo do dia é muito importante.
Agora que você já entende melhor a relação entre alimentação e humor, tem motivos de sobra para comer de forma correta, afinal uma dieta com esses ingredientes, garantirá a serotonina necessária para que a alegria esteja sempre presente!
Comece com pequenas mudanças. Sem dúvida, você verá a diferença!
Matérias exclusivas, infográficos, colunas especiais e muito mais, produzido especialmente pra quem é assinante.
Dezembro chegou chegando, o mês mais regado a momentos de confraternização com os amigos, ceia de Natal e Ano Novo, ufa! Quanto compromisso envolvendo comidinhas gostosas e drinques, não é verdade? …
Na próxima segunda-feira, dia 2, comemoramos o Dia Pan-Americano da Saúde e, para enfatizarmos esta data, nada melhor do que falarmos de saúde e alimentação, não é verdade? Até porque, os …
Na próxima quinta-feira, será comemorado o Dia Mundial do Diabetes e, claro, não poderíamos deixar passar essa data em branco, não é verdade? A diabetes é uma doença desenvolvida pela deficiênci…
Ah, as celulites! É difícil encontrar uma mulher sem elas. Não importa se são gordinhas ou magrinhas, as celulites estão lá. Elas trazem muitos incômodos à vida das mulheres, além de contribuir para …
Comer verduras, legumes e frutas é indiscutivelmente saudável e não há nutricionista que não fomente este tipo de escolha alimentar na sua consulta. Aliás, sempre que possível, tanto eu como os meus …
O Dia Mundial de Prevenção à Osteoporose, que atinge principalmente mulheres após a menopausa e idosos de ambos os sexos, é celebrado no próximo domingo. A osteoporose é uma doença crônica, multifato…
“Vamos lá, galera, correndo em volta da cadeira. As mãos para trás, sem ajudar, hein! Parou a música, parou, sentou, não sentou, dançou, bobeou, cai de bumbum no chão”. Dança da cadeira, quem nunca …
Às vezes, pode parecer que bato na mesma tecla quando falo da importância dos alimentos em diversas situações. Mas a verdade é que, com a escolha certa, aumentamos as defesas do nosso organismo, que …
Por ser um esporte relativamente simples de ser praticado, a corrida ganha cada vez mais adeptos. Basta uma roupa confortável e um tênis correto que o corredor está pronto para enfrentar o mundo das …
Sendo a “sustança” (que dá vigor e força) na manhã de muitos e a força da alimentação de famílias do sertão, o cuscuz amarelo coleciona apaixonados por todo o País. E no movimento crescente de …