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Exercício em jejum emagrece?
Nutridicas
Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Exercício em jejum emagrece?

Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Treinar em jejum tem sido uma prática cada vez mais comum. Como exemplo, temos as pessoas que seguem dietas como a do jejum intermitente e realizam exercícios longe dos períodos das refeições. Na grande maioria, todos buscam algo em comum, o resultado rápido! Mas, ainda que a prática seja frequente, surge a dúvida: atividade física em jejum emagrece?

Já adianto: o grande problema de seguirmos essas ações sem o auxílio de um profissional especializado, seja um educador físico e/ou nutricionista, é que muitas das vezes acabamos ignorando detalhes importantes, às vezes por crença, às vezes por más interpretações.

A verdade é que, fisiologicamente, essas atitudes podem estar atrasando o processo de emagrecimento tão desejado.

Conversei com o personal Helder Souza e ele nos trouxe a informação de que antes de tudo é preciso ter definido que o emagrecimento só ocorrerá se o aumento de oxidação (“queima”) de gordura através da “queima” de energia pela rotina de exercícios físicos e dieta com restrição calórica planejada em um longo prazo for maior do que o consumo calórico.

Helder afirma que “o jejum, fisiologicamente, parece ser o estado ideal para ‘queimar’ gordura realmente, com a glicemia baixa ocorre a liberação de dois hormônios importantíssimos para quebra de gordura, o cortisol e o glucagon.

Ao começarmos o exercício aumentamos a quebra de gordura pela liberação de outros dois hormônios, a adrenalina e a noradrenalina, e com a glicemia baixa, continuamos a utilizar gordura proveniente do tecido adiposo e do músculo”.

Então nos perguntamos: Pronto este é o segredo! Será? O personal conclui que o quadro até parece o ideal, mas por estar em jejum, aumentamos o cortisol consideravelmente e este hormônio também é responsável pela proteólise, que é a quebra da matéria prima, a proteína, da sua massa muscular (massa magra), para ser utilizada como fonte energética.

Por causa da glicemia baixa pode começar a faltar glicose para o cérebro, causando cansaço, fadiga, sensação de desmaios, podendo comprometer o seu desempenho no treino.

Não menos importante, o sistema imunológico também fica mais fragilizado. Sendo assim, parece que a única vantagem de treinar em jejum é que o método pode favorecer a mobilização de gordura, mas apenas durante o exercício.

Mas e então Nutri, o que comer antes do treino? Não é qualquer alimento que resolve. Dependendo do intervalo que você tem entre comer e treinar, deve priorizar alguns nutrientes e dispensar outros, buscando melhorar o rendimento.

Até uma hora e meia antes do treino, coma proteína (ovo, atum, frango), importante para a recuperação e a manutenção dos músculos, e carboidrato (pães e biscoitos integrais, arroz e macarrão integral e batata-doce).

Só dá para comer uma hora antes do exercício? Então fique apenas com o carboidrato e dispense a proteína, como uma porção de salada de frutas com granola, por exemplo.

Caso esse intervalo seja ainda menor (de 40 a 30 minutos) prefira carboidrato de mais rápida absorção como uma tapioca recheada com banana e pasta de amendoim – eles ficam menos tempo no estômago e garantem a energia necessária para malhar.

Partindo do princípio que durante o treino você perde calorias, mas também eletrólitos, aminoácidos e outros elementos, sua estratégia de nutrição pré-treino deve contemplar a variedade de alimentos e, claro, sem se esquecer da hidratação.

Tudo é uma questão de bom senso! Há inúmeras estratégias que podemos introduzir em um processo de emagrecimento, mas para isso necessita-se de muita disciplina. Na dúvida procure um profissional.

Forte abraço, bons treinos e até a próxima!


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