X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Excesso de cera no ouvido pode levar à perda auditiva


Quem nunca teve, certamente um dia vai ter acúmulo de cerúmen, popularmente conhecido como cera de ouvido. Uns produzem mais, outros menos. Independente do volume, é importante ficar atento às dicas para eliminá-la. No geral, a pessoa não tem que se preocupar.

Imagem ilustrativa da imagem Excesso de cera no ouvido pode levar à perda auditiva
Flávia de Freitas alerta que o excesso de cera pode levar à perda de 30% da capacidade auditiva |  Foto: Divulgação

Em excesso, a cera de ouvido pode causar perda auditiva de até 30%. Essa perda é transitória, e melhora após a remoção desse cerúmen acumulado.

O cerúmen é uma substância produzida pelas glândulas sebáceas presentes no canal auditivo externo. Apresenta uma cor que vai do amarelo claro ao marrom escuro e um aspecto pastoso.

Para identificar se há cera demais dentro do ouvido, a dica é observar se os sons estão mais “abafados” ou se, ao longo do dia, ocorre aquela sensação de que o ouvido está tampado.

Para explicar melhor sobre a produção dessa cera no ouvido e a melhor maneira de acabar com ela, o AT em Família conversou com a médica otorrinolaringologista Flavia Ribeiro Vieira Gomes de Freitas.

A médica também é membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial.

AT em Família – O que causa a cera de ouvido?

Flávia Freitas – A cera é produzida por glândulas que ficam na pele do conduto auditivo externo (canal do ouvido) e é causada pelo excesso de oleosidade da pele.

Quem tem mais predisposição a ter cera de ouvido?

Em geral, as pessoas com a pele mais oleosa tendem a acumular mais cerúmen.

Qual a função da cera no ouvido?

A cera tem um efeito protetor no ouvido contra o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, ela impermeabiliza o canal (do ouvido), impedindo que água fique acumulada.

Quando é hora de remover o cerúmen?

Seu excesso só deve ser removido quando fecha completamente o canal prejudicando a audição. O excesso também pode atrapalhar o uso de aparelhos auditivos. Recomendamos fazer a limpeza apenas quando ocorre o fechamento completo do ouvido provocando incômodo ou perda auditiva no paciente.

Como a remoção deve ser feita?

A remoção pode ser feita através da “lavagem” do ouvido com o profissional adequado, ou através de pinças específicas pelo otorrinolaringologista no consultório. Eventualmente antes da remoção por lavagem, o paciente precisa utilizar uma medicação local para amolecer o cerúmen.

Limpar os ouvidos em casa, por conta própria, pode ser perigoso?

O paciente nunca deve tentar remover a cera em casa por haver risco real de lesões sérias no ouvido como a ruptura da membrana timpânica. A remoção da cera feita de maneira inadequada também pode levar à tonteira temporária, caso a água esteja muito fria ou muito quente, entre outros traumas.

Além disso, a cera produzida no ouvido é “jogada” para fora pelo próprio organismo, através de batimentos ciliares. Recomendamos que, em casa, o paciente limpe apenas a parte externa da orelha com uma toalha seca.

O uso de haste de algodão (cotonete) é arriscado?

Jamais usem a haste de algodão! Além do risco da perfuração já citada, o “cotonete” empurra a cera no conduto auditivo, formando uma rolha que atrapalha ainda mais a audição. Além disso, a manipulação inadequada da orelha pode provocar microtraumatismos na pele, favorecendo a infecção bacteriana e levando às otites (inflamações de ouvido) externas.

Quando é hora de buscar ajuda médica?

É hora de buscar ajuda médica quando ocorre plenitude aural (sensação de ouvido entupido) ou dor de ouvido. Já os pacientes com acúmulo de cerúmen frequente devem procurar o otorrinolaringologista a cada seis meses para uma avaliação preventiva. Na dúvida, sempre procure um médico especializado.


SAIBA MAIS


Lubrificante natural

  • A cera do ouvido ajuda a afastar poeira e sujeira dos tímpanos e funciona como um lubrificante natural.
  • Ela é feita por componentes que previnem a formação de infecções por bactérias e vírus, servindo ainda como uma barreira natural contra agentes infecciosos externos.
  • Em excesso, pode causar perda auditiva de até 30% e sensação de que o ouvido está tampado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: