Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Estados ainda negociam com os laboratórios

| 26/01/2021, 07:54 07:54 h | Atualizado em 26/01/2021, 08:11

Diante das incertezas na busca pelas vacinas, governadores mantêm conversas diretamente com fabricantes. “Estamos apostando tudo na estratégia nacional, mas não paramos as conversas com os laboratórios”, disse à Coluna Renato Casagrande (PSB-ES).

Ele avalia que uma eventual compra possa ser feita em cerca de dois meses, quando haverá mais doses disponíveis de diferentes imunizantes. Em São Paulo, Eduardo Leite (PSDB-RS) fará hoje rodada de conversas com os representantes de duas vacinas, a da Pfizer e a da Sputnik V.

Já vi esse filme. Há o temor de que o governo federal “requisite” as doses compradas pelos Estados.

Opa... Jair Bolsonaro tentou surfar a onda da liberação dos insumos da China para a Coronavac, mas foi para Michel Temer que o embaixador chinês, Yang Wanming, ligou diretamente para dar a boa notícia.

...lá vem ele. Na conversa, anterior ao anúncio de Bolsonaro, o diplomata sinalizou que o processo seria acelerado. O blog da Coluna antecipou a notícia.

CLICK. O governador do DF, Ibaneis Rocha (foto), do MDB, viu in loco a produção do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) da Sputnik V, em visita à fábrica da União Química.

Na... Quando ouvem reclamações de empresários de que o ajuste fiscal de João Doria, com fim de benefícios, vai aumentar preços de produtos, representantes do governo paulista costumam sacar tabela feita a pedido do secretário Mauro Ricardo (Gestão).

...ponta da... Os dados mostram quanto alguns produtos subiram quando vigoravam os benefícios fiscais. Não foi pouco, não.

...língua. Recentemente, o chororô veio do setor automotivo. A equipe de Henrique Meirelles (Fazenda) lembrou que o setor manteve por quase 30 anos desconto de mais de 90% na alíquota padrão do Estado.

Ação. As advogadas Margarete de Castro e Maria Claudia Bucchianeri, engajadas na luta de direitos das mulheres, entraram na defesa de Arthur Lira no STF. Atuarão no caso em que a ex-mulher de Lira o acusa de difamação e injúria.

Diga aí. Candidato a presidente da Câmara, Lira diz que pretende “dar voz” aos deputados. Ele encerra a série de ilustrações dos candidatos na Coluna.

Boa... A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) publicou, em seu site, lista com indicações de livros de autoras consideradas por bolsonaristas “desafetos” de Jair Bolsonaro.

...leitura. Foram sugeridas obras da jornalista Patrícia Campos Mello (A Máquina do Ódio) e de Ilona Szabó (A Defesa do Espaço Físico). A lista foi formulada por Lucia Riff.

Dicas. À Coluna, a agente literária disse ter sido convidada pela Brazilian Publishers para indicar cinco livros de autores brasileiros que pudessem interessar a editores estrangeiros.

Censura? “A escolha foi feita na agência. Mandei a lista, junto com uma apresentação sobre cada livro, e assim foi publicado”, disse. À noite, a lista foi retirada do site da Apex.

Com a palavra. A Apex diz que suprimiu a publicação para averiguar seu conteúdo e que ela é de responsabilidade da Câmara Brasileira do Livro e da autora. O conteúdo, segundo a agência, foi inserido no portal pelo sistema de publicação automático do site.

Pronto, falei!

"MEC só sabe falar com quem aceita participar da guerra cultural que promove como projeto e como cortina de fumaça para esconder incompetência”

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação

SUGERIMOS PARA VOCÊ: