X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Estado tem mais quatro casos suspeitos de coronavírus


Imagem ilustrativa da imagem Estado tem mais quatro casos suspeitos de coronavírus
|  Foto: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Mais quatro pessoas entraram na lista de suspeitos de estarem com coronavírus no Espírito Santo. A informação foi passada na tarde desta sexta-feira (28) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Centro de Operações Estratégicas (COE). Com isso, chega a cinco o número de casos suspeitos em território capixaba.

Além do caso de um jovem de 25 anos, de Aracruz, já em investigação encaminhado ao Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, outros quatro já foram analisados pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), sendo descartados para influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório e também serão remetidos à Fiocruz.

As cinco notificações são das regiões Central e Norte, além da Grande Vitória. Todos os pacientes apresentam quadro de febre e histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito para o Codiv-19.

Segundo o coordenador do COE, Luiz Carlos Reblin, todos os pacientes apresentam quadros leves, sendo recomendado o isolamento domiciliar.

Reblin explicou que, para se tornar caso suspeito, a pessoa tem que apresentar sintomas dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde: febre e sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Já faziam parte dos critérios, os países Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.

Após o Lacen-ES descartar as amostras coletadas para influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório, o material é encaminhado para a Fiocruz, que é o laboratório de referência determinado pelo Plano Contingência para o Covid-19. O resultado deve ser divulgado em até sete dias.

Na última quarta-feira (26), mesmo dia em que descartou o primeiro caso suspeito de Coronavírus (Covid-19) do Espírito Santo, o Estado confirmou que investiga um segundo caso: um rapaz de 25 anos, que voltou de uma viagem de Cingapura apresentando sintomas de uma gripe. Ele é funcionário de uma multinacional em Aracruz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: