Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Estado perde mais um...

| 21/02/2020, 07:14 07:14 h | Atualizado em 21/02/2020, 07:20

A saída de Lelo Coimbra da principal secretaria do Ministério da Cidadania é uma perda para o Estado, que já tinha perdido Carlos Manato na assessoria da Casa Civil e ficou a ver navios com a promessa de um ministério para Magno Malta.

Lelo entrou no ministério a convite do ex-ministro Osmar Terra – de quem era amigo pessoal, uma vez que Osmar também é do MDB e tinha parentes no Estado. Sua indicação não passou pela bancada federal capixaba, motivo pelo qual a bancada também não lutou por sua permanência.

Ontem, Lelo passou o dia em reuniões para a transição do cargo. Sua queda já era prevista após a saída de Osmar, mas se tornou iminente com a fila de espera de 3,5 milhões de pessoas no Bolsa Família. Além da representação capixaba, Lelo no governo também fortalecia o MDB. Sua presidência provisória no MDB-ES está garantida por 90 dias. Após, só o tempo dirá.

Dia ruim
Dois sobrinhos do presidente estadual do MDB, Lelo Coimbra, foram exonerados de cargos comissionados que ocupavam no Procon. Laila Freitas Coimbra era assessora especial e Bruno Pimentel Coimbra, agente de serviços técnicos. As demissões foram publicadas no Diário Oficial de quarta-feira, após Lelo ter acusado o governo de interferir na eleição do MDB.

Comissão derruba veto
A Comissão de Justiça da Câmara de Vitória derrubou veto do prefeito ao projeto do vereador Davi Esmael que obriga a prefeitura a divulgar em seu site a agenda de prefeito, vice-prefeito e secretários – semelhante a uma lei estadual. O voto do relator, Leonil Dias, foi para a manutenção, mas foi derrotado por dois votos. Agora o veto vai para o plenário.

Investimentos no campo
O governador Renato Casagrande entregou, ontem, 22 equipamentos agrícolas – entre tratores, retroescavadeiras e caminhões, totalizando investimentos de R$ 2 milhões – em Barra de São Francisco. A agenda, que já estava marcada há bastante tempo, juntou diversas lideranças políticas.

Articulação do PMN com vice em Fundão
O secretário de Saúde de Fundão, Fernando Gustavo, assumiu o comando do PMN do município, a convite da presidente estadual, a deputada Janete de Sá. Ele é a aposta do partido para compor com o atual prefeito, Pretinho Nunes, para tentar a reeleição em outubro.

Também está sob seus ombros estruturar uma chapa competitiva de vereadores para a disputa.

Projeto “Vamos Juntas” quer eleger mais mulheres
Terminam hoje as inscrições para o projeto “Vamos Juntas”, da deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP), que visa a eleger mais mulheres nas eleições de outubro. Até quarta-feira, 945 pessoas de todos os estados já tinham se inscrito como participantes ou voluntários. As selecionadas vão participar de curso de formação política e contar com a mentoria de políticos como o deputado Felipe Rigoni, além de voluntários para ajudar na campanha. A inscrição é feita pelo site: tabataamaral.com.br/vamosjuntas.

Galeria

Sem representatividade
De acordo com o projeto “Vamos Juntas”, as mulheres representam apenas 15% do Congresso, embora o eleitorado feminino seja maior.

Ciro acusa Bolsonaro
O ex-presidenciável Ciro Gomes defendeu o irmão, o senador Cid Gomes, que tentou furar um bloqueio de PMs num quartel com uma retroescavadeira. Ele ainda culpou o presidente Bolsonaro pelo motim militar em Sobral, que é seu reduto político.

Ausência notada
O deputado Enivaldo dos Anjos, que é de Barra de São Francisco, não esteve ontem em agenda com o governador. Nos bastidores, ele não estaria muito bem com líderes locais.

Berço da imigração
Hoje é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano, mas, por causa do Carnaval, a festa será só no dia 28, em Aracruz – no distrito de Guaraná, com música e dança –, que foi o berço da imigração em massa no Brasil.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: