X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Estado abre processo para comprar equipamento que identifica cepas do coronavírus


Imagem ilustrativa da imagem Estado abre processo para comprar equipamento que identifica cepas do coronavírus
Sesa prepara aquisição de equipamento para identificar novas cepas do coronavírus |  Foto: Divulgação/ Sesa

O  Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) se prepara para integrar a rede de pesquisa e identificação de novas cepas do novo coronavírus. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que iniciou neste mês o processo de compra para a aquisição de um sequenciador genômico para o laboratório.

“Com estas aquisições, o Espírito Santo será incorporado à rede genômica que se tem no País e no mundo, e poderá avançar na transformação do Sistema Único de Saúde, e também em uma rede de pesquisa, ensino e investigação aplicada aos interesses da saúde coletiva e da saúde pública”, informou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

Esse equipamento permitirá ao Lacen/ES realizar a identificação e mapeamento de possíveis novos genomas do SARS-CoV-2 (Covid-19) que possam estar em circulação no Estado.

Hoje, amostras de pacientes com suspeitas de terem sido infectados por novas cepas do vírus são enviadas para fora do Espírito Santo para a realização desse sequenciamento genético.

“É uma aquisição valiosa, pois nos auxiliará a encontrar, de forma mais rápida, alterações e mutações do vírus SARS-CoV-2, a saber se é mais agressivo ou se tem resistência aos imunizantes, por exemplo”, destacou o coordenador do Lacen/ES, Rodrigo Rodrigues.

Ainda segundo Rodrigues, a aquisição trará benefícios também para a identificação de outras doenças. “O sequenciador ajudará também em pesquisas de todos os demais agravos que o Lacen/ES realiza o processamento, além de auxiliar em pesquisas dentro do laboratório e assim que chegar, toda equipe passará por treinamento para colocarmos o equipamento em uso o mais rápido possível”, pontuou.

O valor do investimento estadual será de aproximadamente R$1,5 milhão, em compra a ser realizada por licitação. A previsão de entrega é de aproximadamente três a quatro meses após realização da compra. Além disso, há previsão de recursos do Ministério da Saúde para a aquisição de mais equipamentos para sequenciamento. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: