Notícias

Educação

Estado abre 640 vagas em cursos técnicos profissionalizantes


Secretário de Educação, Haroldo Rocha, anunciou as vagas nesta quarta-feira (Foto: Pedro Rocha/SEDU)
Secretário de Educação, Haroldo Rocha, anunciou as vagas nesta quarta-feira (Foto: Pedro Rocha/SEDU)
Mais oportunidades de acesso à educação profissional técnica. A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou, nesta quarta-feira (22), a abertura de processo seletivo para 640 vagas em cursos técnicos, por meio do Programa Bolsa Sedu. As inscrições terão início nesta quinta-feira (23), no site www.selecaoaluno.es.gov.br.

Serão ofertadas bolsas de estudo integral em nove cursos de instituições privadas, em seis municípios capixabas: Cariacica - Enfermagem (40 vagas) e Construção Naval (40 vagas), Guarapari - Construção Naval (40 vagas) e Refrigeração e Climatização (40 vagas), Nova Venécia - Radiologia (40 vagas) e Eletrotécnica (40 vagas), São Mateus - Eletrotécnica (40 vagas) e Mecânica (40 vagas), Serra - Enfermagem (40 vagas) e Construção Naval (40 vagas) e Vitória - Segurança do Trabalho (40 vagas), Radiologia (40 vagas), Estética (40 vagas), Enfermagem (80 vagas) e Saúde Bucal (40 vagas).

“Com o Bolsa Sedu, os jovens capixabas têm a oportunidade de estudar em cursos da área da Saúde e da Indústria que não estão disponíveis nas escolas públicas, pois exigem requisitos específicos, demandam equipamentos e laboratórios, como é o caso dos cursos de Enfermagem e Construção Naval. O jovem focado no mercado de trabalho não pode perder essa oportunidade. Os bons empregos são para quem tem uma boa formação”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.

Site do Bolsa Sedu: inscrições começam nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)
Site do Bolsa Sedu: inscrições começam nesta quinta-feira (Foto: Reprodução)

As vagas são para candidatos que tenham concluído o ensino médio regular, ou na modalidade Educação Jovens e Adultos/Ensino Médio (EJA/EM), inclusive os certificados pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) ou EJA no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), em qualquer rede de ensino; da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; ou da Educação de Jovens e Adultos/EM. Além disso, também poderão concorrer a uma das vagas os candidatos que estejam cursando a 3ª série do ensino médio regular, ou 3ª etapa de Educação de Jovens e Adultos, desde que assinem termo de compatibilidade de horário, no ato da matrícula.

As inscrições terão início nesta quinta-feira (23) e vão até a próxima quarta-feira (29), por meio do site da www.selecaoaluno.es.gov.br. O candidato deverá preencher corretamente a ficha de inscrição.

O processo seletivo será realizado em fase única, com a finalidade de selecionar e classificar candidatos para o ingresso nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em instituições privadas.

Serão consideradas as notas do resultado anual das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia, referentes ao ano letivo de 2017, ou ao último ano cursado pelo candidato, observando-se até duas casas decimais.

A relação dos candidatos classificados será divulgada no dia 31 de agosto, no site www.selecaoaluno.es.gov.br, a partir das 13 horas.

O período de matrículas será de 03 a 05 de setembro na secretaria das escolas que ofertaram os cursos. As aulas terão início no dia 13 de setembro.

O Bolsa Sedu é um programa de concessão de bolsas de estudo do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que atende jovens capixabas no acesso à formação profissional de nível técnico.