Fabiana Tostes

Fabiana Tostes


“Está tudo pacificado no plenário”

Embora o debate faça parte da normalidade do plenário Legislativo, a semana que passou não foi muito tranquila para o governo durante as sessões da Assembleia.

Projetos como o que determina o fim do pagamento de auxílio-moradia por parte do governo a secretários e servidores e outro que obriga o governo a pagar integralmente as emendas individuais dos parlamentares foram protocolados. Além disso, a tribuna da Assembleia foi usada por representantes da Polícia Civil que, em tom elevado, fizeram reivindicações por melhores salários e valorização da categoria.

Mas, segundo o presidente da Casa, Erick Musso, nessa semana, tudo vai ser diferente. Como presidente, Erick também controla a pauta, e quem controla a pauta determina se haverá paz ou guerra. “Essa semana vai ser tranquila, vamos tentar criar um ambiente de paz e votar os projetos que precisam ser votados”, disse Erick que, na última sexta-feira esteve com o governador Casagrande no Palácio Anchieta.

Mais projetos
Além do pacote da Saúde, devem chegar, até terça-feira, o projeto que cria o Fundo Soberano para cuidar dos recursos provenientes da exploração do petróleo e um outro que cria uma Fundação para a Saúde.
Embora a semana seja mais curta, por conta do feriado da Páscoa, o líder do governo, Enivaldo dos Anjos, acredita que será produtiva.

Só falta oficializar
A convenção do DEM de Vila Velha para eleger o novo comando do diretório é no próximo dia 25, mas o presidente e o vice já foram definidos. Segundo o presidente da Câmara de Vila Velha, Ivan Carlini, Reginaldo Loureiro será confirmado como presidente e Valter Roncon, como vice. “Já temos a comissão provisória, só falta bater o martelo”.

Criança Feliz na mira de Lelo e Bruno Lamas
O secretário especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra (MDB), estará no Estado amanhã para um encontro com o secretário de Estado de Trabalho e Ação Social, Bruno Lamas (PSB), na sede da secretaria.

O objetivo do encontro é acertar os detalhes para lançar o programa Criança Feliz no Estado. Lelo também responde pelo Bolsa Família.

Dessa casa eu só vou levar...
A deputada estadual Janete de Sá (PMN) protocolou projeto de lei para que as mulheres vítimas de agressão pelo seus companheiros possam ficar com o animal de estimação no caso de divórcio do agressor. O pet geralmente é alvo de disputas que vão parar até na Justiça.

Do Val defende a construção de mais presídios
O senador Marcos Do Val, que relata um dos três projetos do pacote anticrime do ministro Sérgio Moro, defende a construção de mais penitenciárias. “Sou a favor da construção de mais presídios, é preciso que os governadores entendam que é preciso abrir mais vagas. Muitos não constroem por ser uma medida impopular, por medo de a população questionar o motivo de se construir presídios e não escolas, mas precisamos dos dois”, afirmou o senador.