X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Vida longa e saudável ao Rei do Futebol


Imagem ilustrativa da imagem Vida longa e saudável ao Rei do Futebol
Pelé comemora a idade nova em sua casa no Guarujá, em São Paulo |  Foto: MARCELO D. SANTS / FRAMEPHOTO / Agência Estado

Pelé está mais próximo de Deus. E isso nada tem a ver com os 80 anos que completa hoje. O Rei do Futebol chega bem ao octogésimo aniversário. De sua casa, no Guarujá, onde passa a maior parte do tempo, Pelé manda um recado para os fãs no mundo todo por meio de um vídeo de 3min57s.

Ele queria receber jornalistas e amigos, como fez quando completou 50 anos do seu milésimo gol, marcado em 1969, aos 29 anos. Mas a pandemia brecou qualquer iniciativa desse tipo.

Aos 80, Pelé é grupo de risco e sabe que tem de se isolar, coisa que nunca fez desde que deixou Três Corações, em Minas Gerais, passando por Bauru até chegar a Santos, onde ganhou o mundo. Pelé está quietinho em seu canto, como imagina ficar um dia. Sua maior paixão hoje não é mais a bola, mas é a família, os filhos e os netos. Pelé gosta de ficar rodeado de pessoas.

“Agradeço a todos os que me mandaram cumprimentos. Agradeço a Deus pela saúde de chegar aqui lúcido... não muito inteligente, mas lúcido”, brinca.

Em comemoração ao aniversário, Pelé lembrou de Deus, agradeceu tudo o que Ele lhe proporcionou na vida desde pequeno, quando deu os primeiros chutes numa bola e pano e foi levado pelas mãos de Waldemar de Brito, então técnico do Baquinho, seu time em Bauru, ao Santos com 15 anos.

“Quando for para o céu, espero que Deus me receba da mesma maneira que todos me recebem hoje pelo nosso querido futebol”.

Pelé fala em nome de Deus para agradecer tudo o que ganhou na carreira. E não foram poucas coisas. Só Copas do Mundo ele tem três no currículo das quatro que disputou. Fez 1.283 gols e colocou o Brasil no lugar mais alto do pódio quando o assunto é Mundiais.

Antes de Pelé, a Seleção Brasileira não tinha vencido nenhuma Copa. Durante sua trajetória no futebol, ganhou três (1958, 1962 e 1970). Depois dele, o Brasil festejou duas apenas (1994 e 2002). E olha que ele parou de jogar em 1977.

“Chegando aos 80 com saúde, com boa recepção em todo lugar que vou, sempre de portas abertas para mim. Agradeço a Deus”.
Otimista, Pelé faz uma espécie de reflexão nos seus 80 anos e descobre que só tem de agradecer.

Pelé é o único tricampeão mundial

Imagem ilustrativa da imagem Vida longa e saudável ao Rei do Futebol
Pelé: tricampeão pela Seleção |  Foto: Arquivo/AT

Quando Pelé ergueu pela terceira vez a Jules Rimet, em uma tarde ensolarada na Cidade do México, estabeleceu ali provavelmente o recorde mais difícil de ser batido da história do futebol.

Ele se tornou o único jogador a ser três vezes campeão mundial (1958, 1962 e 1970). Outros craques fariam história na competição, mas nunca mais a combinação de longevidade em alto nível e hegemonia de uma seleção nacional se repetiria da mesma maneira.

O feito permanece único há 50 anos e pertence a Pelé desde que ele tinha 29. Hoje, o ex-jogador completa 80 sem que haja sinais a curto prazo de que alguém seja capaz de alcançá-lo. É raro, ainda mais no futebol de hoje, um protagonismo que dura mais de uma década, como o do Rei do Futebol.

Curiosamente, foram outros dois brasileiros que estiveram mais próximos de alcançá-lo. O lateral-direito Cafu e o atacante Ronaldo conquistaram o mundo em 1994 e 2002. Disputaram mais duas Copas, em 1998 e 2006, sendo que bateram na trave no Mundial da França.

Outro recorde de Pelé já passa de quatro décadas e pode ser batido em breve: o de número de gols em jogos oficiais. A contagem de 1.282 leva em consideração também partidas festivas, combinados e confrontos pelo Exército — eventos que não encontram comparativos com o calendário profissional do futebol atual, sobretudo em países onde se joga em alto nível e desfilam as principais estrelas.

Na era do jogo globalizado, leva-se em conta as partidas que ocorrem sob a chancela de federações. Nelas, o Rei tem 763 gols. Dos jogadores em atividade, quem está mais perto de alcançá-lo é Cristiano Ronaldo. São 742 gols e uma corrida discreta em busca do recorde do maior jogador de todos os tempos.


Momentos de Pelé na história do futebol


Imagem ilustrativa da imagem Vida longa e saudável ao Rei do Futebol
Gol de placa |  Foto: Divulgação

O termo “gol de placa” surgiu de um gol marcado por Pelé contra o Fluminense, em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, em 5 de março de 1961.

Imagem ilustrativa da imagem Vida longa e saudável ao Rei do Futebol
Gol mil contra o Vasco, no Maracanã |  Foto: Divulgação

Em 1969, Pelé chegou à incrível marca de mil gols. Foi na vitória por 2 a 1 sobre o Vasco, no Maracanã, no dia 19 de novembro.

Imagem ilustrativa da imagem Vida longa e saudável ao Rei do Futebol
O adeus de Pelé ao futebol |  Foto: Divulgação

O adeus ao futebol ocorreu em 1977, num jogo entre Santos e Cosmos. Pelé jogou um tempo de cada lado, com vitória americana, por 2 a 1.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: