X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pressionado, Flamengo encara Grêmio em busca da reabilitação antes de 'decisão' na Libertadores


Ouvir

Escute essa reportagem

Pressionado após a derrota para o Peñarol, por 1 a 0, nas quartas de final da Copa Libertadores, o Flamengo tenta dar a volta por cima diante do Grêmio, neste domingo, às 18h30, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 27ª rodada do campeonato Brasileiro. O objetivo é aliviar a pressão sobre o técnico Tite, visando o duelo de volta diante dos uruguaios, em Montevidéu.

Além do revés na quinta-feira, o Flamengo vem de dois tropeços no Brasileirão, o último diante do Vasco, por 1 a 1. Mesmo assim, o rubro-negro continua na quarta posição, com 45 pontos e tem um jogo a menos do que os seus principais adversários na briga pelo título.

O Grêmio também tropeçou nos seus dois últimos compromissos. No domingo, ficou no empate por 2 a 2 com o Red Bull Bragantino. O time gaúcho, que tem ainda duas partidas atrasadas, soma 28 pontos, e continua próximo da zona de rebaixamento.

O retrospecto entre os dois é completamente equilibrado. Foram 107 jogos, com 37 vitórias do Flamengo, 34 empates e 36 triunfos do Grêmio. O clube rubro-negro se apoia no fato de ser um dos melhores visitantes, com 50% de aproveitamento. Foram cinco vitórias, três empates e quatro derrotas longe de casa.

Do lado do Grêmio, o técnico Renato Gaúcho não contará com o zagueiro Jemerson, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Um detalhe curioso é que ele sofreu dois cartões enquanto defendia o Atlético-MG. O também defensor Rodrigo Ely é dúvida após sentir dores musculares.

Mas nem tudo é notícia ruim. Os zagueiros Gustavo Martins e Kannemann cumpriram suspensão e estão de volta. A expectativa é que formem a dupla titular. Quem também cumprirá suspensão é o técnico Renato Gaúcho, advertido pelo STJD. A equipe será comandada pelo segundo auxiliar Marcelo Salles, que teve experiência no cargo em 2019, quando trabalhava no Flamengo e substituiu Abel Braga até a chegada do português Jorge Jesus. O 'técnico interino' Marcelo Salles terá ao seu lado no banco de reservas James Freitas, que também forma a comissão técnica.

Alexandre Mendes seria o substituto natural. No entanto, ele acabou sendo afastado pelo clube por estar sendo investigado de suspeita de violência contra sua ex-mulher.

No Flamengo, Tite poderá preservar alguns jogadores para priorizar a Libertadores. Pressionado, o treinador tem uma lista grande de destaques, que conta com o lateral Viña, e os atacantes Éverton Cebolinha, Michael e Pedro. Nomes como os de Alex Sandro, De la Cruz e Arrascaeta podem ser preservados.

O ataque é a principal dúvida do treinador, já que não consegue achar o substituto ideal para Pedro. Gabigol está sendo monitorado após ser diagnosticado com uma fibrose, mas costuma ser preterido por Tite. Carlinhos deve iniciar a partida.

O técnico não escondeu a tristeza por ter sido xingado pela torcida após a derrota no Maracanã, a primeira após cinco anos em jogos da Libertadores.

"Claro que humanamente se sente, mas eu sei respeitar o sentimento do torcedor. Até porque também fui torcedor e queria que meu time vencesse. Mas tenho isso de forma muito tranquila. Não é aqui, todo lugar é assim, e só tem uma forma de reverter. O Campeonato Carioca é insuficiente. Tem que fazer uma campanha e ter um grande título. Pessoalmente dói, mas tem essa experiência toda para direcionar o trabalho. Só tem uma forma, trabalho e resultado", disse o treinador.

Este vai ser o segundo jogo na volta do time gaúcho à Arena Grêmio, ainda com limitação de público. Foram colocados à venda 24 mil ingressos, 1,5 mil para os flamenguistas que vão ficar no anel superior, entrando pelo portão 6. Os gremistas vão ocupar o anel inferior do estádio. No jogo 'inaugural' de abertura, foram disponibilizados pouco mais de 12 mil ingressos para ver a derrota do Grêmio por 3 a 2 para o Atlético-MG.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO X FLAMENGO

GRÊMIO - Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Monsalve, Cristaldo e Soteldo; Braithwaite. Técnico: Marcelo Salles (auxiliar).

FLAMENGO - Rossi; Varela, Léo Pereira, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Léo Ortiz, Gerson e Arrascaeta; Bruno Henrique e Carlinhos. Técnico: Tite.

ÁRBITRO - Matheus Delgado Candançan (SP).

HORÁRIO - 18h30.

LOCAL - Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: