X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Pressionado, Botafogo enfrenta Vitória no Engenhão para manter a liderança do Brasileirão


Ouvir

Escute essa reportagem

Depois de dois empates sem gols no Campeonato Brasileiro, o Botafogo ligou o sinal de alerta em relação ao título ao mesmo tempo que se prepara para a final da Copa Libertadores. Com a liderança ameaçada pelo Palmeiras, o time carioca volta a campo neste sábado, às 19h30, quando recebe o Vitória no Engenhão, no Rio, pela 35ª rodada. O adversário busca permanência na elite.

Apesar de estar invicto há 12 jogos no Brasileirão, o Botafogo teve cinco empates, dois deles nas últimas rodadas, contra Cuiabá, em casa, e Atlético-MG, fora, ambos sem gols. Ainda lidera com 69 pontos, mas o Palmeiras, que estava a seis pontos de distância, agora só está a dois. Os dois favoritos ao título vão se enfrentar na próxima terça-feira, no Allianz Parque.

Além desta pressão, que ressuscita o fantasma de 2023, quando o Botafogo também perdeu o título para o Palmeiras após abrir grande vantagem, o time carioca tem a final inédita da Libertadores no próximo dia 30 contra o Atlético-MG, em jogo único marcado para Buenos Aires.

O técnico Artur Jorge tem dois desfalques: o zagueiro Alexander Barboza e o atacante Luiz Henrique foram expulsos em Belo Horizonte (MG) e cumprem suspensão. Adryelson entrará na defesa para formar dupla com Bastos.

No ataque, há mais opções, mas Júnior Santos deve começar jogando. Jeffinho é outra opção. A boa notícia fica por conta dos retornos ao time titular do venezuelano Savarino e de Igor Jesus, que disputaram jogos pelas seleções nacionais nas eliminatórias sul-americanas.

Artur Jorge minimizou os tropeços e destacou que o time segue líder. "Saímos líderes novamente, continuamos sem perder. Sabíamos que teríamos um jogo difícil, o Atlético-MG é uma equipe boa. Quero destacar que é um ponto a mais e seguimos líderes. Faltam 12 pontos para disputar e vamos à luta."

O Vitória está bem mais abaixo da tabela, em 12º com 41 pontos. Até recentemente, estava na zona de rebaixamento (Z-4), mas conseguiu quatro triunfos nos últimos cinco jogos. A sequência fez abrir quatro pontos de vantagem para o Criciúma, que abre o Z-4, em 17º com 37.

Os únicos desfalques para o técnico Thiago Carpini são Caio Vinícius, Osvaldo e Camutanga, que já estavam no departamento médico. Pode, portanto, repetir a última escalação. Existe a chance, porém, de utilizar uma formação com três zagueiros, adiantando os laterais. Neste caso, o atacante Gustavo Mosquito sairia para a entrada do zagueiro Edu.

Carpini exaltou o bom momento do Vitória e quer buscar ao menos um empate contra o Botafogo. "A moral do grupo está muito boa. Nos últimos cinco jogos tivemos uma derrota. O resultado contra o Criciúma (1 a 0) nos colocou em uma posição favorável em busca da permanência. Agora é seguir o trabalho para tentar pontuar contra o Botafogo."

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO X VITÓRIA

BOTAFOGO - John; Vitinho, Adryelson, Bastos e Alex Telles; Gregore, Marlon Freitas e Almada; Júnior Santos, Igor Jesus e Savarino. Técnico: Artur Jorge.

VITÓRIA - Lucas Arcanjo; Raul Cáceres, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Ricardo Ryller, Willian Oliveira e Matheusinho; Gustavo Mosquito (Edu), Alerrandro e Carlos Eduardo. Técnico: Thiago Carpini.

ÁRBITRO - Ramon Abatti Abel (SC).

HORÁRIO - 19h30.

LOCAL - Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: