X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Palmeiras campeão do Brasileirão? Quais cenários dão o título para o time já no domingo


Ouvir

Escute essa reportagem

A vitória do Palmeiras sobre o América-MG na quarta-feira, somado aos tropeços de Flamengo e Botafogo, permitem ao time paulista ser campeão já na 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, a ser disputada no fim de semana. A equipe de Abel Ferreira tem três pontos de vantagem na liderança, a dois jogos do fim. Se vencer o Fluminense, uma combinação de resultados já garante o título matemático - o 12º Brasileiro de sua história.

A possibilidade do time alviverde se sagrar campeão depende, obrigatoriamente, de tropeços de Flamengo, Atlético-MG e Botafogo na rodada. Com isso, o Palmeiras só poderia comemorar, de fato, a partir das 20h30 (horário de Brasília). A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que apenas os jogos da 38ª rodada serão simultâneos. Com isso, Atlético-MG entra em campo no sábado, Palmeiras e Flamengo às 16h no domingo, enquanto o Botafogo, dos que disputam o título, joga apenas às 18h30.

Assim, a matemática do Palmeiras é simples: vencer e torcer para que seus adversários, obrigatoriamente, não vençam seus respectivos jogos (Flamengo x Cuiabá, Atlético-MG x São Paulo e Botafogo x Cruzeiro). Esse é o cenário mais simples, mas não é o único: existe a possibilidade de o Palmeiras conquistar o Brasileirão mesmo se empatar com o Fluminense.

Para isso, novamente precisaria que os demais postulantes ao título perdessem seus jogos, mas com um agravante: Grêmio e Red Bull Bragantino não podem vencer seus próximos dois jogos. As equipes ainda jogam nesta quinta-feira pela 36ª rodada e, se vencerem, chegam a 62 pontos, o que permite que alcancem, matematicamente, o Palmeiras. Novo triunfo no fim de semana - contando com o empate do time de Abel - faz com que as equipes fiquem a dois pontos da liderança. Bragantino e Grêmio enfrentam Goiás e Fortaleza nesta quinta-feira e Coritiba e Vasco, no domingo.

Caso vença o Fluminense, mas os rivais não tropeçarem, o Palmeiras permanecerá na liderança, com três pontos de vantagem. Não poderá celebrar o título no domingo, mas estará com uma mão na taça por causa do saldo de gols. Antes da 37ª rodada, o Palmeiras tem sete de vantagem sobre o Botafogo, oito sobre o Atlético-MG e 16 sobre o Flamengo.

Com o triunfo de todos os quatro times na penúltima rodada, apenas uma derrota do Palmeiras contra o Cruzeiro e goleadas de Botafogo, Atlético-MG ou Flamengo tirariam o título das mãos da equipe alviverde. De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time de Abel saltou de 55,3% para 85,9% nas chances de ser campeão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: