Jogo encerrado, alívio e vitória do Flamengo

| 22/09/2020, 19:51 19:51 h | Atualizado em 23/09/2020, 17:14

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-09/372x236/arrascaeta-barcelona-e-flamengo-b91cbdcfa52fd62bfe5ff6618f93802a/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-09%2Farrascaeta-barcelona-e-flamengo-b91cbdcfa52fd62bfe5ff6618f93802a.png%3Fxid%3D142559&xid=142559 600w,

Alívio! Após um segundo tempo dramático, jogo encerrado no Equador. Flamengo venceu por 2 a 1 e encaminhou sua classificação na Libertadores. 

Atuando mais pela esquerda, Gerson foi o grande destaque do time. Arrascaeta também brilhou com luta até o fim.

Depois de um início de jogo promissor, quando abriu 2 a 0 (gols de Pedro e Arrascaeta), a defesa do Flamengo vacilou e o Barcelona de Guayaquil descontou com Martinez logo no início do segundo tempo.

Após sofrer a  pior goleada da história na Libertadores (5 a 0 contra o Independiente Del Valle), o time mostrou outra disposição na etapa inicial, com destaque para Gerson, Everton Ribeiro, Pedro e Arrascaeta.

Mesmo com o resultado positivo, falhas defensivas preocuparam já no primeiro tempo, com o Barcelona tendo pelo menos três chances de gol. Em uma delas, o contra-ataque do Barcelona foi impedido no último instante por Arrascaeta, que atrapalhou o atacante Colmán e impediu o Barcelona de fazer seu primeiro gol.

Jogo esteve ameaçado

A prefeita de Guayaquil Cynthia Viteri negou que o Estádio Monumental, palco do jogo entre Barcelona e Flamengo, tenha sido fechado, embora o Rubro-negro tenha sido informado de que o local estava inabilitado. Assim, o jogo desta noite vai ocorrer, visto que a Conmebol apelou ao governo federal do Equador para tentar evitar o adiamento do jogo.

Depois que autoridades locais decidiram interditar o estádio em Guayaquil, membros da confederação sul-americana entraram em contato com a Federação Equatoriana para pedir ajuda.

Contatos foram feitos com o governo federal alegando que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos, com os profissionais do Flamengo contaminados isolados e com a garantia de que todos que estariam no estádio deram negativo para exames recentes de PCR. O martelo foi batido pelo Ministério da Saúde.

Ao mesmo tempo, a Conmebol quebrava a cabeça para achar uma solução caso necessite adiar o jogo. Não há datas disponíveis, a não ser que CBF adie partidas do Flamengo no Brasileiro e a Conmebol use datas-Fifa em que a Libertadores para por causa de jogos das seleções pelas eliminatórias. O adiamento do jogo poderia fazer, inclusive, que o jogo fosse marcado para campo neutro, em outro país, como permite o regulamento".

O Rubro-negro foi varrido por um surto de Covid, drama que já tirou de combate Isla, Filipe Luís, Diego, Vitinho, Bruno Henrique, Michael e Matheuzinho.

"O Flamengo não toma decisão nenhuma. O Flamengo está escutando a decisão que foi tomada pelas autoridades locais e o Flamengo é cumpridor das solicitações das autoridades. As autoridades locais disseram que o estádio não está mais apto a receber a partida e a gente respeita isso. Só estamos esperando agora um comunicado oficial da Conmebol. Estamos aguardando o comunicado de que não terá o jogo, oficialmente, pela Conmebol, mas o Flamengo já estava agora em uma reunião e foi dito pela autoridade do Equador que o jogo foi suspenso. O Flamengo respeita e, agora, vai para casa", disse o vice de futebol Marcos Braz.

Para minimizar as baixas, o Flamengo fez uma operação de guerra para levar quatro jogadores para o Equador, mas a viagem terá sido em vão. Após o avião que saiu de Goiânia ser impedido de entrar no espaço aéreo do Peru, a aeronave voltou para Manaus e teve de aguardar o sinal verde para voar.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: