Ginásios e estádios liberados no Estado com público de até 100 torcedores

| 21/09/2020, 12:50 12:50 h | Atualizado em 21/09/2020, 13:04

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-09/372x236/estadio-salvador-costa-o-time-do-vitoria-podera-contar-com-o-apoio-de-torcedores-nos-jogos-da-serie-d-do-brasileiro-c6db460dc3dc9e4c41e84ea1b600188d/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-09%2Festadio-salvador-costa-o-time-do-vitoria-podera-contar-com-o-apoio-de-torcedores-nos-jogos-da-serie-d-do-brasileiro-c6db460dc3dc9e4c41e84ea1b600188d.jpeg%3Fxid%3D142280&xid=142280 600w, Estádio Salvador Costa: o time do Vitória poderá contar com o apoio de torcedores nos jogos da Série D do Brasileiro
O governo do Estado autorizou a presença de público nos eventos esportivos do Espírito Santo. A decisão foi publicada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em edição extra do Diário Oficial, no último sábado, e já está em vigor.

O limite é de 100 pessoas nos estádios e ginásios, com determinação para que haja uma pessoa por 10 metros quadrados, além da limitação de convidados. A presença de público nos eventos esportivos estava proibida desde abril.

O decreto diz que não é recomendada a entrada de idosos com mais de 60 anos, crianças até cinco anos e pessoas com comorbidades consideradas de risco para a Covid-19.

O governo solicita, ainda, que o número de funcionários, membros de comissões técnicas, equipe de arbitragem, delegados, controle de doping, profissionais da imprensa e outros com acesso aos locais das competições seja o menor possível. No entanto, não é colocado um limite para esses profissionais. Todos deverão usar máscara.

Dentro dos estádios e ginásios, os organizadores devem demarcar fluxos de sentido único para entrada, saída e circulação das pessoas. Além disso, devem ser adotadas medidas para que não ocorram aglomerações em corredores, recepção e banheiros.

Já as premiações devem ser entregues de forma individual, sem a utilização de palcos ou espaços que possam contribuir para aglomeração.

A liberação do público beneficia imediatamente os times capixabas que estão disputando a Série D do Campeonato Brasileiro. O Vitória faz seu primeiro jogo em casa, no estádio Salvador Costa, já no próximo sábado, quando recebe a Aparecidense/GO.

Já o Real Noroeste volta a jogar em Águia Branca no dia 3 de outubro para enfrentar o União Rondonópolis/MT. Os clubes, no entanto, ainda não definiram se vão vender ingressos já para essas partidas.

O público também estará liberado quando o Campeonato Capixaba retornar, no dia 25 de novembro. A competição está em sua fase de quartas de final.

A liberação de público também é válida para museus, centros culturais, galerias, bibliotecas, eventos corporativos, acadêmicos, técnicos, científicos e sociais, como casamento e aniversário em cerimoniais.

Para justificar a presença de público, o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, ressaltou o novo mapeamento de risco do coronavírus, que entra em vigor hoje, colocando 75 dos 78 municípios capixabas na categoria mais baixa da doença.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: