X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Com gol nos acréscimos, Athletico vence e avança na Libertadores

Time brasileiro decidirá vaga na final contra o atual campeão Pameiras


Imagem ilustrativa da imagem Com gol nos acréscimos, Athletico vence e avança na Libertadores
Fernandinho foi um destaques da partida |  Foto: José Tramontin/athletico.com.br

O Athletico-PR fez história e está na semifinal da Libertadores. Em partida realizada na noite desta quainta-feira (11) em La Plata (Argentina), a equipe brasileira superou o Estudiantes por 1 a 0 e, de quebra, se garantiu na próxima fase do torneio, já que, na ida, os clubes empataram sem gols.

Vitor Roque, de apenas 17 anos, entrou no segundo tempo e virou o herói do confronto. Ele foi o responsável por mexer no placar na partida no último lance, marcada por um gol anulado e pelo clima tenso envolvendo argentinos e brasileiros.

Agora, os paranaenses têm pela frente o Palmeiras na briga por uma vaga na final do torneio continental. Flamengo e Vélez Sarsfield fazem a outra semifinal.

Os jogos entre Palmeiras e Athletico serão nos dias 30 de agosto, em Curitiba, na Arena da Baixada, e 6 de setembro, em São Paulo, no Allianz Parque. Já Flamengo e Vélez se enfrentam nos dias 31 de agosto, na Argentina, e 7 de setembro, no Maracanã.

A atual campanha do Athletico-PR é a melhor do clube na Libertadores desde 2005, quando disputou a final contra o São Paulo.

Com estádio lotado, os mandantes começaram a partida pressionando. Aos cinco minutos, Godoy foi acionado pela direita e cruzou para o meio da área. Castro chegou a desviar, mas errou o alvo.

Pouco depois, novo susto: Piatti sofreu falta e, na cobrança, Morel quase cabeceou para as redes de Bento -Pedro Henrique afastou o perigo antes da chegada do zagueiro rival.

A resposta do Athletico-PR, apesar de tímida, saiu aos 15 minutos. Fernandinho fez fila e sofreu falta na ponta direita. Na cobrança, Khellven bateu direto e obrigou Andújar a espalmar.

Em meio à pressão dos argentinos, o confronto ganhou contornos de Brasil e Argentina dentro do Jorge Luis Hirschi.

Em um intervalo de três minutos, o zagueiro Pedro Henrique cometeu uma falta em Rodríguez e recebeu o cartão amarelo do árbitro Andrés Matonte.

Logo depois, o jogador, ao tentar cortar um lance ofensivo do Estudiantes, deu um tranco em Piatti já na linha lateral. O meia-atacante parou nos muros da arquibancada com o choque.

Imediatamente, os atletas do clube mandante foram para cima de Pedro Henrique e pressionaram o árbitro pelo segundo amarelo do zagueiro. O juiz, no entanto, optou por uma advertência verbal ao brasileiro.

Antes do intervalo, Leandro Díaz também foi advertido com o amarelo. Já Fernandinho, por pouco, não tomou o terceiro cartão da partida após solar um adversário.

O time brasileiro teve sua primeira grande chance de gol aos cinco minutos da etapa final. Cuello arrancou do campo de defesa, passou por três e acionou Canobbio.

O atacante, já na ponta direita, cortou para o meio e bateu de perna esquerda, mas a bola desviou e saiu em escanteio. Na cobrança, o próprio Cuello aproveitou bate-rebate e tentou de cobertura. A bola passou raspando a trave de Andújar.

Aos dez, em novo contra-ataque, foi a vez de Fernandinho esticar para Canobbio, que não conseguiu concluir o cruzamento. Foi aí que Felipão colocou Vitor Roque e Rômulo nos lugares de Canobbio e Pablo, respectivamente.

Depois de a tentativa de neutralizar o jogo, o Athletico-PR voltou a ser acuado e chegou a ver sua rede balançar - em lance com direito a polêmica envolvendo o uso do VAR.

Em escanteio cobrado por Zuqui, o zagueiro Rogel subiu sozinho e acertou a trave. A bola voltou nos pés de Lollo, que empurrou para o gol.

A polêmica sobre a anulação do gol se deu porque Morel, outro defensor do time argentino, estava entre Lollo e o gol defendido por Bento no momento do chute. Andrés Cunha, responsável pelo VAR, chamou Matonte para analisar a jogada. O juiz de campo invalidou a jogada e, após revolta argentina, aplicou amarelo ao goleiro Andújar.

Os minutos finais do duelo seguiram com pressão intensa do Estudiantes em cima do Athletico-PR, que se fechou com o objetivo de levar a disputa para os pênaltis.

Boselli - que entrou no lugar de Godoy -, Rollheiser e Morel tiveram boas chances de mexer no marcador. Quando acertaram o alvo, no entanto, pararam em Bento.

Aos 45 minutos, Mauro Méndez, que substituiu Leandro Díaz, desperdiçou a oportunidade mais clara de gol dos mandantes dentro dos 90 minutos.

Ele recebeu lançamento nas costas da defesa athleticana e ficou cara a cara com o goleiro brasileiro. O atacante bateu para fora -para alívio dos torcedores da equipe paranaense.

No último lance, Vitor Roque, em cruzamento, se infiltrou entre os zagueiros e, de maneira heroica, fez o gol que decretou o Athletico-PR na próxima fase.

ESTUDIANTES

Andújar; Leo Godoy (Boselli), Rogel, Morel, Lollo e Mas; Zuqui, Rodríguez (Paz), Castro e Pablo Piatti (Rollheiser); Leandro Díaz (Mauro Méndez). Técnico: Ricardo Zielinski.

ATHLETICO-PR

Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Hugo Moura, Fernandinho (Erick) e Alex Santana (Terans); Cuello (Vitinho), Canobbio (Vitor Roque) e Pablo (Rômulo). Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Estádio: Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina)

Árbitro: Andres Matonte (URU)

Assistentes: Martin Soppi (URU) e Nícolas Taran (URU)

VAR: Andres Cunha (URU)

Cartões amarelos: Leandro Díaz, Andújar, Zuqui e Godoy (EST); Pedro henrique, Pablo, Cannobio e Alex Santana (ATH)

Gols: Vitor Roque (ATH), aos 51'/2ºT. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: