X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Esportes

Bortoleto perde vitória na F-2 por punição e chega à última etapa liderando por 0,5 ponto


Ouvir

Escute essa reportagem

O brasileiro Gabriel Bortoleto foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no GP do Catar da Fórmula 2 neste domingo, mas foi punido com o acréscimo de 5 segundos em seu tempo e terminou na terceira colocação. O vencedor foi o estoniano Paul Aron, seguido pelo francês Isack Hadjar, adversário do brasileiro pelo título da temporada.

Bortoleto chega à última etapa do Mundial de Fórmula 2 com vantagem de 0,5 ponto para Hadjar. O brasileiro tinha 3,5 pontos de vantagem antes do GP deste domingo, mas enfrentou uma corrida complicada. A definição do campeonato acontece nos Emirados Árabes Unidos, no próximo final de semana. A corrida sprint está marcada para sábado, e a prova principal acontece no domingo.

Saindo do segundo lugar, Borboleto assumiu a liderança após uma ótima largada e deixou o pole, Paul Aron, para trás. Já Hadjar, que partiu da nona colocação, perdeu uma posição já saída e fechou a primeira volta na 11ª posição.

Na sexta volta, Borboleto e Aron já abriam mais de quatro segundos para o terceiro colocado, Dino Beganovic. O estoniano foi aos boxes para troca de pneus na volta seguinte, e o brasileiro foi chamado para entrar no oitavo giro.

Andrea Antonelli, porém, foi parar na caixa de brita após problemas com seu carro, e o safety car foi acionado. No momento em que entraria no pit lane, Borboleto foi avisado que o setor estava fechado e teve que fazer uma manobra brusca para voltar à pista, mas acabou cruzando as linhas de entrada.

Após fazer sua troca de pneus, o brasileiro voltou à pista na sétima posição, atrás apenas de pilotos que ainda não tinham feito a parada nos boxes. Hadjar conseguiu se beneficiar da confusão e voltou atrás de Aron após a troca de pneus.

Por ter cruzado as linhas na entrada do pit lane, Borboleto foi punido com 5 segundos de acréscimo ao seu tempo. Na relargada, o brasileiro chegou a sair da pista na curva 1, mas conseguiu voltar. Problema com o mexicano Rafael Villagómez, que parou na curva 6, acabou provocando nova entrada do safety car.

Após nova relargada, na 17ª volta, Borboleto foi ganhando posições dos pilotos que estavam a sua frente com os pneus desgastados, mas trazia logo atrás Aron e Hadjar. Com tantas voltas com o safety car, o final de prova foi determinado pelo tempo limite e não pelas 32 voltas previstas.

O brasileiro cruzou a linha de chegada na frente, mas não com vantagem suficiente para subir no lugar mais alto do pódio, que foi ocupado por Aron. Hadjar também terminou menos de 5 segundos atrás Borboletto e subiu uma posição.

Confira o resultados do GP do Catar da Fórmula 2:

1º - Paul Aron (EST/Hitech Pulse-Eight), em 55min45s433

2º - Isack Hadjar (FRA/Campos), a 2s763

3º - Gabriel Bortoleto (BRA/Invicta), a 3s175

4º - Oliver Goethe (ALE/Van Amersfoort), a 3s796

5º - Dino Beganovic (SUE/Dams), a 5s727

6º - Christian Mansell (AUS/Trident), a 11s509

7º - Amaury Cordeel (BEL/Hitech Pulse-Eight), a 12s556

8º - John Bennett (GBR/Van Amersfoort), a 18s862

9º - Zane Maloney (BAR/Rodin), a 19s818

10º - Ritomo Miyata (JAP/Rodin), a 23s297

11º - Cian Shields (GBR/AIX), a 32s320

12º - Oliver Bearman (GBR/Prema), a 33s737

13º - Richard Verschoor (HOL/MP Motorsport), a 39s043

14º - Joshua Dürksen (PAR/AIX), a 46s123

15º - Kush Maini (IND/Invicta), a 51s909

16º - Luke Browning (GBR/ART), a 53s372

17º - Josep Martí (ESP/Campos), a 65s023

18º - Max Esterson (EUA/Trident), a 75s033

Não completaram a prova: Andrea Antonelli (ITA/PREMA); Rafael Villagómez (MEX/Van Amersfoort); Jak Crawford (EUA/Dams); Victor Martins (FRA/ART)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: