X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Especial Saúde

Aberta a temporada de sorrisos

Clareamento, facetas de resina composta e tratamento do bruxismo são alternativas para garantir um sorriso saudável e bonito


 

Imagem ilustrativa da imagem Aberta a temporada de sorrisos
Natália Arantes é especialista em implantodontia e odontologia estética |  Foto: Divulgação

Está aberta a temporada dos sorrisos! Depois de quase dois anos de uso de máscaras para o enfrentamento à covid-19, a utilização do item de proteção foi abolida  e o sorriso volta a se tornar protagonista na beleza. Algumas técnicas podem ser usadas para ter dentes bonitos e saudáveis, como o clareamento, as facetas de resina composta e o tratamento do bruxismo.

Para a cirurgiã-dentista Natália Arantes, especialista em implantodontia e odontologia estética, a falta de harmonia em um sorriso pode comprometer a beleza como um todo. 

“Às vezes a pessoa se arruma toda, cuida dos cabelos e da pele, mas esquece do sorriso. Ele é o nosso cartão de visita, e quanto mais bonito e saudável estiver, mais irá valorizar  a beleza natural”.

O clareamento é uma das técnicas mais conhecidas. Pode ser feito no consultório ou caseiro, sempre supervisionado, com produtos específicos indicados pelo especialista. Em alguns casos, as duas modalidades podem ser feitas paralelamente. A dentista orienta que o uso de produtos como bicarbonato, carvão ativado, limão ou vinagre podem ser prejudiciais. 

“Além de não clarear os dentes, o uso desses produtos pode prejudicar o esmalte, trazendo perda dentária, sensibilidade e erosão ácida”.

Outro recurso que ajuda a harmonizar o sorriso são as facetas dentárias de resina composta. Trata-se de uma alternativa mais rápida e barata em comparação às lentes de contato e o paciente pode ter resultados surpreendentes. 

“As facetas em resina podem recuperar dentes desgastados e escurecidos, devolvendo forma e cor. Além disso, têm a vantagem de ser uma opção sem dor, sem desgaste e sem anestesia e pode ser reversível”, afirmou a dentista. 

As facetas em resina podem, inclusive, corrigir problemas mais simples de oclusão, como o fechamento de diastemas. “É importante lembrar que geralmente  as resinas podem precisar ser renovadas, mas a média de troca é de 15 anos”

Por fim, os dentes desgastados pelo bruxismo precisam de atenção. O distúrbio pode ter origem genético, físico e psicológico e se caracteriza pelo apertamento dos dentes principalmente durante o sono.

Opções de tratamento

Em busca de dentes perfeitos

  • Clareamento: Pode ser feito no consultório ou em casa, com materiais indicados pelo profissional. Em alguns casos, as técnicas podem ser combinadas. É contraindicado utilizar soluções caseiras, uma vez que elas podem levar a perdas do esmalte e sensibilidade.
  • Facetas de resina: Mais rápidas e baratas em comparação às famosas lentes de contato, as facetas de resina composta podem recuperar a forma dos dentes, além de resolver problemas mais simples como o fechamento de diastemas, por exemplo. Não precisam de anestesia, não causam desgaste dentário e podem ser reversíveis.
  • Bruxismo: O apertamento dos dentes durante o sono pode causar desgaste e até a quebra dentária. Aos primeiros sinais, o dentista precisa ser consultado, para que o paciente consiga recuperar os danos causados e começar a utilização da placa miorrelaxante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: