X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Escolha da data do Enem segue até esta terça-feira


Imagem ilustrativa da imagem Escolha da data do Enem segue até esta terça-feira
Sem aulas durante a pandemia, Beatriz prefere deixar o Enem para 2021 |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

Termina nesta terça-feira (29) o prazo para os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 participarem da votação para a escolha da nova data da prova, adiada devido à pandemia do novo coronavírus.

A estudante Beatriz Domingos dos Santos, de 17 anos, ainda não decidiu seu voto em relação à nova data do Enem, pois está avaliando o que será melhor para ela e seus amigos que estão sem aulas durante a pandemia.

Ela está cursando o 3° ano do Ensino Médio no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), faz pré-vestibular e pensa em fazer o curso de Medicina.

“Tenho que pensar direito sobre as novas datas. Estou considerando a possibilidade de um adiamento maior, para janeiro ou maio. Tenho amigos que não conseguiram completar o terceiro ano por causa da pandemia”, contou.

O exame estava marcado para novembro, mas foi adiado pelo Ministério da Educação (MEC) por causa da pandemia. Como as escolas estão fechadas para o ensino presencial, muitos estudantes não possuem formas de se preparar adequadamente para a prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizará a enquete até amanhã, na Página do Participante, para que os inscritos contribuam, de forma voluntária.

Para votar, os candidatos regularmente inscritos no Enem 2020, deverão acessar a Página do Participante (enem.inep.gov.br) e utilizar CPF e senha cadastrados no portal único do governo federal.

Eles poderão escolher entre três opções apresentadas. A primeira prevê provas em dezembro deste ano; a segunda, em janeiro de 2021; e a terceira, em maio de 2021.

Na edição deste ano, o Inep também disponibilizará a opção de provas online para os estudantes no momento da inscrição. A iniciativa faz parte de um projeto-piloto que pretende tornar o Enem totalmente digital até 2026. Na enquete, a escolha dessas datas está vinculada às provas impressas.

Não há previsão de quando o resultado da enquete será divulgado.


SAIBA MAIS


Adiamento

  • O Enem 2020 estava previsto para acontecer nos dias 1º e 8 de novembro, em sua versão impressa.
  • Após pressão dos estudantes, devido à dificuldade para estudar por conta de as escolas estarem fechadas durante a pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação anunciou o adiamento da prova.

Nova data
Para definir a nova data do Enem 2020, foi lançada uma enquete em que os estudantes inscritos no exame poderão escolher entre três opções.

  • 1ª opção: Enem impresso nos dias 6 e 13 de dezembro de 2020, e Enem Digital em 10 e 17 de janeiro de 2021.
  • 2ª opção: Enem impresso em 10 e 17 de janeiro de 2021, e Enem Digital nos dias 24 e 31 de janeiro de 2021.
  • 3ª Opção: Enem impresso em 2 e 9 de maio de 2021, e Enem Digital em 16 e 23 de maio de 2021.

Votação

  • Os inscritos no Enem 2020 devem acessar a página enem.inep.gov.br e utilizar CPF e senha cadastrados no portal único do governo federal para votar em uma das opções.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: