X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Escolas particulares garantem volta às aulas presenciais em 1º de fevereiro


O retorno das aulas presenciais nas escolas particulares do Estado está mantido para o dia 1º de fevereiro. Quem garante é o Sindicato das Escolas Particulares do Estado (Sinepe-ES).

A decisão, que se tornou pública por meio de um comunicado assinado pela entidade, aconteceu no mesmo dia em que secretários de Educação da Grande Vitória decidiram não retomar as aulas presenciais da rede pública municipal no início de fevereiro. 

A posição foi ratificada por meio de um documento assinado pelos secretários de Vitória (Juliana Rohsner), Serra (Alessandro Bermudes), Cariacica (José Roberto Aguiar) e Vila Velha (Fabiana Kauark). O texto leva em consideração que as escolas não serão adequadas a tempo, que o mês tem apenas 13 dias letivos, que não houve formação dos profissionais de educação e que não haveria tempo para a vacinação dos servidores, ainda que a vacinação fosse priorizada na Educação.

Quanto às escolas particulares, o Sinepe diz que segue as decisões do Governo do Estado, que autorizam a aula presencial em cidades no risco baixo e moderado. Para cidades no chamado risco alto, de acordo com o Mapa de Risco, as escolas devem permanecer fechadas.

O Sindicato reforçou que as escolas devem continuar seguindo os protocolos estabelecidos pelas Secretarias de Estado de Educação e Saúde, "para garantir que nossas escolas continuem funcionando de forma segura para alunos, colaboradores, familiares e todos os envolvidos".

Em entrevista ao Tribuna Online, o superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado do Espírito Santo (Sinepe), Geraldo Diório afirmou que 80% das instituições vão iniciar o ano letivo a partir do 1º de fevereiro. Os outros 20% começam entre o dia 2 e 11 de fevereiro".

Sedu

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) foi procurada para falar das escolas estaduais, mas não respondeu até a publicação da reportagem.

Na quarta-feira, a secretaria respondeu, por meio de nota, que que o ano letivo das escolas da Rede Pública estadual começará em 4 de fevereiro.

"Esclarece que a definição sobre aulas presenciais, remotas ou híbridas dependerá do Mapa da Risco do estado e das orientações das autoridades de saúde, e que a Sedu está se preparando para iniciar o período letivo, independente do formato estabelecido. Ainda de acordo com a Sedu, o novo ensino médio está sendo implementado no país, o que acarreta mudanças na organização curricular como, por exemplo: aumento da carga horária e a inclusão de novas disciplinas".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: