X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Enxurrada de gafes nas redes sociais


Mais tempo dentro de casa pode significar maior interação nas redes sociais. Porém, muitas pessoas estão cometendo deslizes na quarentena, gerando uma enxurrada de gafes na internet.

Mandar mensagens a qualquer hora do dia e compartilhar fake news e discursos de ódio nas redes sociais são só alguns dos exemplos citados por entrevistados e especialistas consultados pelo AT2.

E isso, além de incomodar, pode gerar consequências que extrapolam o mundo virtual.

A blogueira fitness Gabriela Pugliesi é um desses exemplos. Mesmo tendo contraído coronavírus, ela se recuperou e fez uma festinha para alguns amigos e postou nas redes sociais. Resultado: perdeu patrocínios e seguidores.

Recado fora de hora

Imagem ilustrativa da imagem Enxurrada de gafes nas redes sociais
A modelo Thalia Scar, 19 anos |  Foto: Beto Morais/ AT

Uma coisa que a modelo Thalia Scar, 19 anos, acha o fim é quando enviam mensagens fora de hora. “Já me mandaram WhatsApp de madrugada perguntando o que eu estava fazendo. Como assim? As pessoas acham que estamos à toa em qualquer horário”, reclama.

O que é sem noção?

"Postar fotos de festinhas, churrascos, caminhadas na praia durante a quarentena”
Maria Ilza Caires, 58, Cabeleireira

"Pessoas que fazem doações e postam só para receberem mais curtidas”
Antony Olivier, 47, cabeleireiro

"Casais brigando e lavando a “roupa suja” na internet. Gera uma exposição desnecessária”
Raphael Oliveira, 30, publicitário

Dicas para evitar gafes

1 Cuidado com o look

  • A qualquer momento no home office você pode ser solicitado para uma videochamada. Por isso, procure estar com roupas “apresentáveis” principalmente durante sua jornada de trabalho. “Lembre-se: o mundo digital é uma extensão da sua vida pessoal”, explica Thiago Valadares, especialista em comportamento digital e idealizador do Etiqueta Virtual.

2 Evite polêmicas

  • Tome cuidado com temas polêmicos nas redes sociais, tanto ao postar quanto ao comentar em outras publicações. Os ânimos estão à flor da pele e qualquer opinião pode virar uma grande discussão.

3 Não seja um especialista

  • Por ler algumas matérias e assistir a alguns vídeos de futebol, política ou sobre a saúde, por exemplo, não torna ninguém especialista na área. Evite ditar verdades em suas publicações.

4 Respeite os horários

  • Mandar mensagens a qualquer hora como se a pessoa estive “livre” pode se tornar um incômodo. Se não for uma pessoa muito próxima, é bom evitar enviar mensagens do grupo de trabalho depois do horário comercial.

5 Quebrar a quarentena e postar

  • Postar fotos mostrando que está quebrando a quarentena com saídas desnecessárias e festinhas em casa passa a ideia de egoísmo por não pensar no coletivo. Se for postar, coloque algo condizente com a realidade que se vive atualmente.

6 Home office

  • Home office é trabalho de casa, não trabalho 24h. Por isso, é importante que a comunicação com seu time se dê durante o expediente. Evite mensagens fora de hora para que o outro não se sinta na obrigação de ter que responder em seu horário de folga.

7 Compartilhar fake news

  • Antes de postar qualquer informação, é importante checar a veracidade da postagem, principalmente se for algo relacionado com a saúde pública. Postem somente se for de sites oficiais e desconfie se for algo muito absurdo porque pode ser fake news (notícia falsa).

8 Fotos, vídeos e lives

  • É preciso ter muito cuidado ao publicar fotos, vídeos e lives em qualquer tempo por causa da exposição nas redes sociais. “É bom sempre se perguntar: O que eu quero passar com isso? Qual o objetivo? Seja estratégico com suas redes. Elas podem ser ótimos instrumentos de trabalho, mas podem prejudicar muito”, salienta Pedro Gadelha, especialista em Marketing Digital.

9 Vida perfeita

  • Fazer postagens com fotos impecáveis, de ostentação e excesso de mensagens de otimismo pode pegar mal, ainda mais quando muitas pessoas estão passando por dificuldades. “Em vez de mostrar que está tudo maravilhosamente 'bem', pratique empatia”, explica a especialista em estratégia de comunicação humanizada da EfeMais Flávia Domingues.

10 Cuidado com o excesso

  • As pessoas que mais expõem a vida nas redes sociais são as que mais correm riscos de cometer um deslize. Às vezes podem acabar postando algo que desmente alguma mentira que tenha dito ou torna pública alguma informação sigilosa de trabalho. Da mesma forma, postar muitas coisas todos os dias pode passar uma má impressão e até incomodar outras pessoas.

11 Discursos de ódio

  • Muitas pessoas postam discursos de ódio e vivem em tretas e confusões nas redes sociais. Os motivos têm sido vários como política, relacionamentos, indiretas que viram “textões” com milhares de comentários negativos. O momento agora é delicado e exige cautela e bom senso.

12 Lista de transmissão

  • Antes de colocar alguém numa lista de transmissão, pergunte se ele (a) tem interesse. Afinal, é muito chato receber várias mensagens durante o dia que só interessa a quem mandou. E o pior: pode até gerar um bloqueio ao seu perfil.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: