X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Festival reúne chorinho, jazz e blues em Vitória

Evento será em Jardim Camburi e contará com a presença de food trucks e expositores


No próximo fim de semana, nos dias 8, 9 e 10 de julho,  acontece o 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi sempre a partir das 18 horas. O evento será realizado na avenida Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Nilze Mendes, conhecida como "Pracinha da Estácio", em Jardim Camburi, na capital.

Imagem ilustrativa da imagem Festival reúne chorinho, jazz e blues em Vitória
Urublues se apresenta no sábado |  Foto: Divulgação

De sexta a domingo, pratos típicos serão comercializados entre os food trucks e expositores que já trabalham na praça Nilze Mendes vendendo comidas, bebidas e artesanato.

No palco, haverá shows musicais com artistas capixabas.  Como representantes do chorinho, quem se apresenta são os grupos  Sambachoro, Brasil Pandeiro e Choro da Ilha. No jazz será a vez de conferir o talento de Vinicius Herkenhof e Vix Trio Pop Jazz. Já o representante do blues será o grupo Urublues interpreta o ritmo há 34 anos.

Segundo a Prefeitura de Vitória, através da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), o intuito é ampliar a capacidade de atração do fluxo turístico para os diversos bairros da cidade de Vitória e fortalecer as feiras comunitárias, e promover a geração de trabalho e renda movimentando a cadeia produtiva da região formada pelos comerciantes, vendedores informais e moradores em geral.

Além deles, os artistas, produtores, roadies e técnicos envolvidos nos shows musicais também terão oportunidade de trabalho. 


Serviço:

Evento: 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi 

Local: Av. Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Nilze Nendes em Jardim Camburi, Vitória.

Data: 08 a 10 de julho (de sexta a domingo)

Horário: A partir das 18:00h

Classificação: livre

Entrada franca 

Programação: 

Sexta-feira (8) 

18:00h Abertura

19:00hs Sambachoro

21:00hs Vinícius Herkenhof 

 (Sábado (9)

18:00h Vix Trio Pop Jazz 

20:00h Paulão do Cavaco e convidados 

22:00h Urublues

Domingo (10)

18:00h Alexandre Carne de Gato

19:30h Brasil Pandeiro 

21:00h Choro da Ilha


Curiosidades:

O chorinho

Choro ou, como é mais conhecido, o chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos.

Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava a performance de um contrabaixo, sendo assim conhecido como "baixaria"; e cavaquinho, o qual criava a harmonia musical através do equilíbrio entre os acordes e os ornatos do trecho, que preservavam o tema principal. O pandeiro também era manipulado para marcar os aspectos rítmicos.

O jazz

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA na região de Nova Orleans no final do século XIX e início do século XX. Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Com o passar dos anos, muitos subgêneros surgiram dessa mesma raiz. O surgimento do jazz tem como matriz principal a cultura africana.

Foi por volta dos anos 20 que essa vertente musical ganha espaço em outros locais e passa a fazer parte também da vida cultural da elite. Além disso, nesse período novas tecnologias e maneiras de comunicação aparecem, como o rádio, possibilitando que o jazz se difunda em diversas partes do planeta.

O blues

Podemos definir o blues como um estilo ou forma musical que se baseia no uso de notas baixas (graves) com fins expressivos e que mantém uma estrutura musical repetitiva. O gênero surgiu nos Estados Unidos a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas a sua fé religiosa (spirituals). 

O conceito de "blues" só se tornou conhecido depois do término da Guerra Civil Americana, período em que passou a representar a essência do espírito da população afro-americana.

O primeiro artista popular do gênero foi Charley Patton, na década de 20. Posteriormente, surgiram outros nomes, como Son House, Willie Brown, Leroy Carr e Bo Carter.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: