X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Noam Chomsky teve AVC e está se tratando no Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

O linguista e filósofo Noam Chomsky sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) massivo em junho de 2023, e segue em tratamento no Brasil, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo. Isso pode explicar o silêncio diante do atual conflito em Israel, já que Chomsky - que tem origem judaica - publicou uma série de livros sobre o assunto ao longo de sua carreira.

Ainda segundo a publicação, Chomsky está com dificuldades de se movimentar no lado direito e com problemas na fala. Casado com a carioca também linguista Valeria Chomsky, Noam se divide entre os EUA e o Brasil desde 2015. Para tratar o AVC, está internado em São Paulo, onde recebe visita diária de neurologista. Não perdeu o hábito de ler seus jornais de manhã. Sempre que se depara com uma imagem da guerra em Gaza, levanta o braço esquerdo em um gesto de insatisfação.

Questões de Gaza

O linguista chegou a viver no Norte de Israel no início dos anos 1950. De lá para cá, publicou uma série de análises políticas sobre o conflito entre Israel e Palestina. Uma das mais conhecidas é a obra The Fatefull Triangle, de 1983, onde analisa o conflito sob a perspectiva da interferência econômica dos Estados Unidos.

Em 2010, publicou, com Ilan Pappé, Gaza in Crisis, série de ensaios em que analisa profundamente a Operação Chumbo Fundido, ofensiva israelense em Gaza que se inicia em 2008.

Chomsky também é ativo nas questões políticas brasileiras. Afirmou, em 2018, que Lula era o "principal preso político do país" e, em 2020, antes mesmo da pandemia, apoiou a carta aberta assinada por nomes internacionais contra os riscos à democracia do governo Bolsonaro.

Está atento às questões que impactam o futuro das nações. Um exemplo recente é o livro Internacionalismo ou Extinção, de 2020, escrito às vésperas da eleição presidencial dos EUA. A obra conta com um prefácio em que Chomsky discorre sobre os desdobramentos econômicos e sociais provenientes da covid-19.

Antes do acidente vascular cerebral, Chomsky levava uma vida ativa: é professor emérito da Universidade do Arizona, viajava pelo mundo para palestras e conferências sobre linguística e análise política, além de ter uma prolífica publicação de livros. Ao que tudo indica, com a recuperação, Chomsky ainda terá muito o que dizer sobre as principais questões que impactam o futuro das sociedades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: