Editora capixaba ganha prêmio Jabuti com livro "Histórias ao Redor”
O livro de Flávio Carneiro é composto por crônicas escritas entre 2016 e 2018
Escute essa reportagem

A editora Cousa ganhou o Prêmio Jabuti 2021 com o livro "Histórias ao Redor”, do escritor Flávio Carneiro. A casa editorial capixaba venceu na categoria "Crônica". O anúncio do prêmio, um dos mais importantes da literatura brasileira, aconteceu de maneira virtual na noite desta quinta-feira (25).
Segundo Saulo Ribeiro, escritor e editor da Cousa, o prêmio coroa a qualidade dos livros que têm sido produzidos no Espírito Santo. "Temos profissionalizado nosso mercado. E, com isso, estamos melhorando nossos processos. O livro no Estado cresceu muito em qualidade, e não é só na Cousa", ressalta ele.
Ainda de acordo com Saulo, trazer um Prêmio Jabuti para casa é um indicativo de que as editoras capixabas estão no caminho certo. "De repente, uma editora capixaba começar a disputar prêmios nacionalmente com iniciativas do eixo é muito gratificante e um caminho que precisamos seguir", afirma.
E continua: "E é preciso agradecer também ao Flávio Carneiro. Ele é um autor goiano, radicado no Rio de Janeiro, que está ganhando um prêmio por uma editora capixaba. Isso é literatura brasileira. Agradecer a ele por ter nos dado esse grande presente em forma de literatura".
O livro vencedor é composto por crônicas escritas entre 2016 e 2018. Os textos apresentam experiências do escritor que acontecem pela sua ligação com a literatura. A obra está à venda pelo site da Cousa por R$ 44.
Comentários