Nelson Triunfo desembarca em Vitória para celebrar hip hop e danças urbanas
Considerado o pai do hip hop brasileiro, artista ministra oficina de Funk Estadunidense no Mucane neste fim de semana
Escute essa reportagem

Vitória será palco de um movimento de resistência, identidade e expressão através do corpo a partir desta quinta-feira (17) até domingo (20). O Mucane recebe de portas abertas um dos maiores nomes da cultura hip hop no Brasil: Nelson Triunfo. Considerado o pai do movimento no país, Triunfo ministrará uma oficina de funk estadunidense como parte da programação do projeto “Faço Meu Estilo: Danças Urbanas”, realizado por meio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória, reunindo atividades formativas, apresentações e vivências ligadas à cultura urbana.
Mais do que uma forma de expressão, resistência e identidade, o hip hop é um movimento cultural e artístico que nasceu nos guetos de Nova Iorque, nos anos 1970, e se espalhou pelo mundo como linguagem de luta e pertencimento. No Brasil, encontrou solo fértil nas periferias e ganhou força com vozes como a do pernambucano Nelson Triunfo, que fez da dança um manifesto político e da arte, um caminho para transformar realidades.
Com sua presença forte, passos marcados pela ancestralidade e um black power que se tornou símbolo, Nelson representa mais do que uma trajetória artística — ele é a memória viva de um movimento que segue pulsando nas quebradas, nos palcos e nos corações de quem acredita na cultura como ferramenta de resistência.
Dançarino, coreógrafo, poeta, músico, produtor e educador social, Nelson Triunfo é considerado um dos precursores dos ideais da cultura hip hop no país. Seu trabalho com as danças urbanas, iniciado na década de 1970, atravessou o tempo e o consolidou como uma referência. Em 2006, Triunfo foi convidado a se apresentar na abertura da Copa do Mundo, na Alemanha. Em 2008, recebeu o maior prêmio da cultura nacional: a Comenda da Ordem do Mérito da Cultura. Sua trajetória é tão relevante para a história do hip hop no Brasil que foi eternizada em documentário e livro.
Dedicando sua vida à arte ao longo desses 70 anos, neste ano Nelson Triunfo vem ao berço capixaba para conhecer a potência do hip hop no Espírito Santo — movimento que ajudou a consolidar em âmbito nacional.
O pernambucano não é apenas um nome importante na cena das danças urbanas — ele é um símbolo. Com uma trajetória marcada pela inovação e resistência, tornou-se uma referência viva para novas gerações.
“Triunfo é uma referência viva. Ele abriu caminhos, construiu pontes e segue sendo um exemplo de resistência, consciência e arte. Tê-lo com a gente é também reconhecer que esse projeto não existe sem essa história, sem essa base, sem quem veio antes e dançou para que a gente pudesse dançar hoje”, afirma Raffaella Conceição, produtora executiva do projeto “Faço Meu Estilo: Danças Urbanas”.
Integrando a programação do “Faço Meu Estilo”, a oficina com Nelson Triunfo compõe uma agenda gratuita de quatro dias dedicada às danças urbanas e à cultura hip hop, que acontece entre os dias 17 e 20 de julho. Além da participação do artista pernambucano, o projeto reúne atrações culturais e oficinas voltadas à dança, além de formações em gestão, produção cultural e organização de coletivos, com ações no Mucane e no Centro de Referência da Juventude de Vitória (CRJ), conduzidas por artistas e profissionais do Espírito Santo e de outros estados do Brasil.
“As formações e oficinas teórico-práticas buscam desenvolver habilidades, ampliar o repertório dos participantes e estimular o potencial criativo e profissional de cada um. Além disso, o projeto promove o acesso à cultura e ao conhecimento em diferentes regiões da cidade de Vitória, valorizando a dança como linguagem de expressão e crescimento pessoal”, enfatiza Janderson Passos, coordenador geral do projeto.
Todas as oficinas e formações contarão com certificado de participação.
Confira a programação completa
Quinta-feira - 17/07
Oficina de Elaboração de Projetos Culturais - com Renaildes Dórea (BA), às 18h30, no Mucane.
É prioritariamente direcionada ao cenário artístico do Hip-Hop e suas danças urbanas. Seu foco está na capacitação dos participantes para elaborarem projetos alinhados à essência da cultura Hip-Hop, promovendo o desenvolvimento e preservação das danças urbanas.
Sexta-feira - 18/07
Oficina de Elaboração de Projetos Culturais - com Renaildes Dórea (BA), às 18h30, no CRJ de Vitória.
É prioritariamente direcionada ao cenário artístico do Hip-Hop e suas danças urbanas. Seu foco está na capacitação dos participantes para elaborarem projetos alinhados à essência da cultura Hip-Hop, promovendo o desenvolvimento e preservação das danças urbanas.
Sábado - 19/07
Oficina de Gestão de Companhias e Coletivos de Danças Urbanas - com Ugo Alexandre (RJ), às 13 horas, no CRJ de Vitória.
Propõe dialogar sobre gestão de grupos nas danças urbanas e promover a troca de experiências e estratégias eficazes na liderança de coletivos. A pauta inclui compartilhamento de desafios, apresentação de casos de sucesso, dinâmicas de grupo para fortalecimento da equipe e discussões sobre sustentabilidade financeira, visando criar um espaço colaborativo para aprimorar a gestão de grupos artísticos, com foco na profissionalização e no desenvolvimento sustentável, por meio das experiências do facilitador.
Oficina de Produção de Eventos de Danças Urbanas - com Lory Nascimento (ES), às 16 horas, no CRJ de Vitória.
Propõe uma imersão contextual e estratégica no universo da produção de eventos dedicados às danças urbanas. Idealizada para artistas, produtores culturais e entusiastas do hip-hop e danças afro-diaspóricas, a oficina visa capacitar os participantes a conceber, planejar e executar eventos profissionalmente, por meio da experiência da facilitadora convidada.
Domingo - 20/07
Além das ações formativas, o projeto promoverá as seguintes atividades abertas ao público, no Mucane, a partir das 13 horas:
Oficina de House Dance - com Josh Antonio (RJ).
A oficina visa apresentar a chamada house dance , oriunda da house music a qual tem suas raízes nos clubes de Chicago e Nova Iorque, o contexto histórico e social da época,precursores e as referências e inspirações para criação da dança e a difusão do estilo no mundo,em consonância com os fundamentos e estilos de danças, bem como seus processos criativos, filosóficos e de improvisação voltados às bases iniciantes e exercícios de treinamentos práticos para aperfeiçoamento das técnicas propostas.
Oficina de Hip-Hop Dance - com Jéssica de Paula - DJessy (MG).
A oficina tem objetivo de introduzir aos participantes os fundamentos da dança Hip-Hop, incluindo contextos históricos da música e dança; desenvolver habilidades de improvisação e criação a partir do Hip-Hop Dance; promover inclusão social e respeito à diversidade cultural.
Oficina de Funk Estadunidense - com Nelson Triunfo.
Tem por objetivo apresentar os Funk Styles (Estilos Funk) referem-se a estilos de dança que são dançados principalmente com música funk. Mais especificamente, tratam-se de estilos de dança afro e latino americanos que surgiram na década de 60 e 70 nos Estados Unidos e que são bases para as danças da Cultura Hip Hop.
Batalha Open Styles de Danças Urbanas
Competição em duplas em que 16 dançarinos irão defender seus estilos em músicas voltadas às danças urbanas ligadas direta ou indiretamente à cultura Hip-Hop, com DJ MASKNOBEAT.
O Projeto

Realizado por meio da Lei Rubem Braga, da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), o projeto “Faço Meu Estilo: Danças Urbanas” foi lançado no mês de junho. Desde então, já promoveu rodas de dança (cyphers) e apresentações culturais gratuitas. Neste mês, além da programação apresentada, o projeto irá oferecer ainda oficinas de Breaking e Popping para jovens, em escolas do município de Vitória e no Mucane - Museu Capixaba do Negro como divulgação do projeto. Para se informar sobre as inscrições, os interessados devem acessar o perfil do coletivo no Instagram, @facomeuestilo, e o da produtora, @manifestacaocriativa.
Serviço
- Projeto “Faço Meu Estilo: Danças Urbanas”
- Data: Quinta-feira (17) a domingo (20)
Locais
- Museu Capixaba do Negro (Mucane) – Av. República, 121 - Centro, Vitória - ES.
- CRJ de Vitória – Av. Vitória, 1320 - Ilha de Santa Maria, Vitória - ES.
- Entrada: Gratuita
- Classificação: Livre
*Estagiária sob supervisão de Weslei Radavelli.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários