Professor da Ufes lança livro sobre biopoder na era digital nesta quinta

Obra escrita por José Antonio Martinuzzo discute estratégia que governa as redes sociais e seus usuários

Cristina Oliveira | 12/04/2023, 15:23 15:23 h | Atualizado em 12/04/2023, 15:56

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/130000/372x236/inline_00138063_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F130000%2Finline_00138063_00.jpg%3Fxid%3D524512&xid=524512 600w, Professor  titular da Ufes, José Antonio Martinuzzo, lança o livro "Ciberbarroco: Biopoder na Digitalidade"
 

O professor titular da Ufes, José Antonio Martinuzzo, que atua no Departamento de Comunicação Social,  lança o livro "Ciberbarroco: Biopoder na Digitalidade" nesta quinta-feira (13). O evento  acontece das 19h às 21h na livraria Leitura do Shopping Vitória e será feito nacionalmente pela  Editora Mauad, do Rio de Janeiro.  Ele é autor/organizador de mais de 50 livros em diversas áreas.

A obra discute a estratégia que governa as redes sociais e seus usuários. Segundo o autor, a tese é que a a humanidade está vivendo uma nova era barroca, justamente na grande novidade tecnológica do século XXI. Para Martinuzzo, a ligação entre os 'ciberterritórios' e o Barroco inventado no século XVI está na guerra pela atenção, a origem num investimento de poder sem limites e a estética pictórica, aquela que privilegia não “as coisas como são”, mas “como elas parecem ser”. 

Leia também

Livro traz reflexões e “psicanálise de boteco”

Em novo livro, Augusto Cury aponta como ter lares felizes

Uma curiosidade que faz relação com esse tema é a capa do livro, que traz a obra  “Narciso”, de Caravaggio, um dos expoentes do Barroco. O personagem, conhecido como o mais belo dos mortais, segundo a mitologia grega, morreu depois de se encantar com o reflexo da própria imagem no espelho d’água onde fora matar a sede num dia de verão. Apaixonado pelo que viu, Narciso se afogou nas profundezas em que mergulhou  e nunca mais foi visto.

"O livro é fruto de quatro anos de pesquisa teórica e estudos práticos nas redes sociais digitais. É um olhar sobre a lógica que governa as redes sociais, ou seja, a estratégia dos proprietários das plataformas para conquistar e negociar nossa atenção, que é o bem de maior valor no capitalismo atual.

Após o lançamento, ele estará à venda em diversos sites de e-commerce, como a Amazon, em livrarias e no site da editora Mauad. O valor do livro será R$ 59,90.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: