X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Agenda Cultural

Indiana Jones retorna em nova missão

“Indiana Jones e a Relíquia do Destino” é o último capítulo da saga iniciada há mais de quatro décadas e protagonizada por Harrison Ford


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Indiana Jones retorna em nova missão
Harrison Ford, 80 anos, que recebeu a Palma de Ouro honorária no último Festival de Cinema de Cannes, afirmou: “O Indiana precisava que seu ciclo fosse fechado” |  Foto: Divulgação

Pela última vez, o astro Harrison Ford volta a colocar o chapéu, vestir a jaqueta e pegar o chicote mais temido das telonas para interpretar o destemido Indy. É que a aventura “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, com estreia hoje nos cinemas, encerra a saga iniciada há mais de quatro décadas.

O quinto capítulo da franquia protagonizada pelo lendário herói arqueólogo tem novo nome na direção. Diferente dos longas anteriores, que foram dirigidos por Steven Spielberg, essa será a primeira produção sob o comando de  James Mangold (“Logan”).

Leia mais sobre Agenda Cultural aqui

Apesar de estar sob nova direção, a sequência traz tudo que os fãs de Indiana Jones amam: muita aventura e ação, através de cenas eletrizantes. No roteiro, temas que conversam com os 80 anos  do astro, como reflexão sobre solidão, passagem do tempo, escolhas e remorso.

“O Indiana precisava que seu ciclo fosse fechado. A franquia começou com esse personagem muito físico, cheio das paixões da juventude, e foi assim que ele permaneceu na memória das pessoas por 40 anos. Tivemos que ajustar a história para acomodar a idade, mas sem timidez, usando isso a nosso favor”, disse Ford, que recebeu a Palma de Ouro honorária no último Festival de Cinema de Cannes.

O novo filme se passa em 1969, em meio ao cenário da Corrida Espacial e da Guerra Fria,  e traz o protagonista prestes a se aposentar. Contudo, seus dias de descanso são adiados depois de uma visita surpresa de sua afilhada distante Helena Shaw, interpretada pela atriz Phoebe Waller-Bridge, da série “Fleabag”.

A jovem está à procura de um artefato raro que seu pai confiou a Indy anos antes – a infame relíquia do destino, um dispositivo que supostamente possui o poder de localizar fissuras no tempo. A missão do herói agora é não deixar que o artefato caia  nas mãos erradas.

O grande vilão dessa história é Jürgen Voller, interpretado por Mads Mikkelsen, de “Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore”. O personagem é um ex-nazista que agora trabalha como físico no programa espacial dos EUA e tem seus próprios planos para a relíquia.

“Indiana Jones e a Relíquia do Destino” ainda adiciona outros grandes nomes no elenco, como Antonio Banderas (“Dor e Glória”), Toby Jones (“Jurassic World: Reino Ameaçado”), Boyd Holbrook (“Logan”), Ethann Isidore (“Mortel”). O ator britânico John Rhys-Davies também está de volta para viver Sallah. Classificação indicativa: 14 anos.


Curiosidades

Aposentadoria 

Apesar desse ser seu último filme como Indiana Jones, Harrison Ford afirmou que ainda não pretende largar a atuação. “Não fico bem quando não trabalho. Eu amo trabalhar. Amo me sentir útil”, disse em entrevista à CNN.

Sem dublês!

Assim como Tom Cruise, Harrison Ford fez boa parte das suas cenas sem a ajuda de dublês. Durante a gravação do novo filme, ele chegou a dispensar a presença dos profissionais.

“Olhei para baixo e tinham três dublês para garantir que eu não ia cair. Falei: ‘me deixem em paz… Sou um cara velho descendo de um cavalo e quero que pareça isso’”, disse.

Machucado

Em “Indiana Jones e a Relíquia do Destino”, o astro chegou a se machucar no set durante uma cena de luta com Mads Mikkelsen, que vive o vilão da trama. As filmagens foram interrompidas por duas semanas e continuaram por mais seis sem o protagonista.

“Queria que o último filme fosse ambicioso. Não que não fôssemos antes, mas não tanto quanto eu quero que esse último seja”, pontuou.

Impressionado

Em entrevista ao site SensaCine, Mads Mikkelsen relembrou um caso envolvendo Ford que o deixou bastante impressionado. Após uma filmagem noturna, todos foram descansar, mas o astro decidiu explorar as redondezas. 

“Terminamos às cinco da manhã. Todo mundo queria dormir. Ele (Ford) apareceu e saiu andando de bicicleta por 50 quilômetros”, lembrou. 

Cena preferida

Aos 80 anos, Harrison Ford aparece sem camisa em uma das cenas do novo filme. “Acordar com a minha roupa de baixo, com um copo de vidro vazio na mão, foi minha ideia”, revelou.

Inteligência artificial

O longa utiliza tecnologia de inteligência artificial para rejuvenescer digitalmente o rosto de Harrison Ford, recriando sua aparência dos primeiros filmes da franquia. O astro ficou impressionado com a técnica.

“É a primeira vez que realmente acredito nisso. É um pouco assustador. Acho que nem quero saber como funciona, mas funciona. Mas não me faz querer ser jovem. Estou feliz por ter conquistado minha idade”, brincou.

Leia mais

Forró e pagode na Festa de São Pedro em Vitória

Festa nas montanhas do ES com shows de graça

Festa italiana e Carretela em Santa Teresa

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: