X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Engarrafamentos estão de volta


Imagem ilustrativa da imagem Engarrafamentos estão de volta
Trânsito em Carapina, na Serra: circulação de veículos aumentou pelas vias dos municípios da Grande Vitória |  Foto: Beto Morais/AT

O chamado “novo normal” da pandemia já trouxe de volta um velho conhecido dos moradores da Grande Vitória: o congestionamento do trânsito.

Com a flexibilização de diversos serviços por conta da mudança na classificação de risco do coronavírus, o fluxo de veículos aumentou, trazendo novamente os engarrafamentos para o dia a dia.

Quem passa pela Terceira Ponte já percebeu isso. Por lá, a fila de carros voltou a se formar, principalmente no fim do dia, no sentido Vitória-Vila Velha. Dados da Rodosol mostram que a média diária de veículos que passam pela ponte saltou de 42 mil em abril para 65 mil nos primeiros dias deste mês.

Imagem ilustrativa da imagem Engarrafamentos estão de volta
Terceira Ponte: média diária de veículos saltou de 42 mil em abril para 65 mil nos primeiros dias deste mês |  Foto: Leone Iglesias/AT

O atual fluxo é disparado o maior desde que a pandemia teve início, em março. O trânsito de agora só é menor do que o registrado antes pandemia, em fevereiro, quando uma média de 88 mil veículos atravessaram a ponte por dia.

“Ainda não se compara ao cenário anterior à pandemia porque as aulas continuam suspensas. Em Vitória, quando as escolas fecharam, 20% da frota de veículos deixou de circular. No entanto, mesmo sem essa frota, percebemos um aumento de 10% do fluxo em relação às últimas semanas”, afirmou o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

Na capital, avenidas como a Nossa Senhora dos Navegantes e Reta da Penha voltaram a registrar congestionamento, principalmente das 8h às 9h e das 16h às 18h.

“É o horário de chegada e saída do trabalho. Se as aulas tivessem retornado, esse horário de pico também teria se estendido para o final da manhã e início de tarde. Agora, com o fluxo maior, cresce a possibilidade de congestionamento e acidentes, o que faz com que os agentes precisem prestar mais atenção nos horários de pico”.

Fluxo de veículos na 3ª Ponte

Evolução da média diária de veículos a cada mês
Antes da pandemia 88 mil

Abril 42.900
Maio 49.325
Junho 56.340
Julho 64.734
Agosto 65.900

Fonte: Rodosol

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: