Notícias

Economia

Empresas europeias vão disputar leilão do Aeroporto de Vitória nesta sexta


Acesso ao terminal de embarque do Aeroporto de Vitória (Foto: Beto Morais / AT - 30/03/2018)
Acesso ao terminal de embarque do Aeroporto de Vitória (Foto: Beto Morais / AT - 30/03/2018)

Acontece nesta sexta-feira (15) o leilão de concessão à iniciativa privada de 12 aeroportos do País, incluindo o Eurico de Aguiar Salles, em Vitória. E a expectativa é de que uma grande empresa europeia do ramo passe a operar o terminal da capital do Estado pelos próximos 30 anos.

As favoritas para arrematar o bloco Sudeste – que inclui os aeroportos de Vitória e de Macaé (RJ) – são a alemã Fraport, a suíça Flughafen Zürich AG e a francesa Vinci Airports. Todas elas já operam terminais aeroportuários no Brasil, concedidos nas rodadas anteriores de licitação.

A Fraport já administra os aeroportos de Porto Alegre(RS) e Fortaleza (CE) desde 2017. A Zürich tem, desde 2013,24% de participação no aeroporto de Confins (MG) e, em 2017, ganhou a disputa pelo aeroporto de Florianópolis (SC). Já a Vinci venceu a concessão do terminal de Salvador (BA), em 2017.

Outras empresas da Europa também já demonstraram interesse nos três blocos (Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste) que serão leiloados neste sexta-feira. São elas: a francesa Aéroports de Parisa, a espanhola Aena e a alemã AviAlliance. Porém, as operadoras evitam revelar a composição dos grupos ou o interesse de cada um pelos blocos.

Se tudo ocorrer dentro do esperado, a companhia que administrará o aeroporto de Vitória pelos próximos 30 anos deve assinar contrato no meio deste ano e assumir as operações até o fim de 2019.