Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Empresários cobram de Doria “plano de saída”

| 14/05/2020, 07:38 07:38 h | Atualizado em 14/05/2020, 07:45

Em reunião com empresários, João Doria foi cobrado em dois temas: o rodízio na capital paulista e um novo e consistente plano de saída do isolamento. No primeiro caso, o governador de São Paulo não atacou nem defendeu a medida, apenas jogou a batata quente na direção de Bruno Covas, afinal, ela foi tomada pelo prefeito (nos bastidores, as gestões tucanas enfrentam dias de turbulência).

Quanto à flexibilização da quarentena, Doria voltou a falar em uma estratégia a ser elaborada para evitar recaídas. Não definiu, porém, prazo para o fim total do isolamento.

Sinal... Segundo a coluna apurou, o Comitê Executivo do governo paulista para a Covid-19 avalia que o estado está mais perto de apertar as restrições do que da abertura da economia.

...vermelho. Os índices de isolamento estão muito abaixo dos esperados pelo governo paulista: com menos de 55%, é difícil levar adiante qualquer conversa séria a respeito de reabertura gradual da economia.

Me explica. Um dos empresários citou dados oficiais que apontam aumento no número de usuários do transporte coletivo da capital. Ele questionou a racionalidade do rodízio expandido. Ficou sem resposta.

Calma. Segundo o secretário Marco Vinholi, o governo estuda medidas mais restritivas, mas ele evita usar o termo “lockdown”. “Avaliamos isso diariamente. Hoje, não é algo que está no nosso horizonte.”

“Worst moment”. Doria classificou o enfrentamento da pandemia e o crescente número de mortos como o pior momento da sua vida. A declaração, em inglês, foi dada à rede de TV norte-americana ABC News e vai ao ar hoje à noite.

CLICK. O PSL lançou vídeo nas redes reposicionando o partido após a saída de Bolsonaro: “Uma direita racional brasileira. Uma direita que pensa, direita que faz”.

De olho. A pedido de Bolsonaro, Damares Alves vai hoje, acompanhada de técnicos, a Floriano (PI) visitar o Hospital Regional Tibério Nunes, que tem utilizado a cloroquina contra a Covid-19. Apoiadores do Presidente têm cobrado a liberação imediata do medicamento, apesar de não haver estudos sobre sua eficácia.

Professor. Henrique Mandetta tem se deslocado de carro até Brasília. O ex-ministro da Saúde, claro, evita aviões e aeroportos.

Tá... Conselheiros federais da OAB estão cobrando posicionamento firme da entidade sobre a reunião ministerial de Bolsonaro. Querem que a direção requisite imediatamente acesso ao conteúdo do vídeo.

...na hora. Com o que já se sabe até agora, os conselheiros, encabeçados por Daniela Teixeira, avaliam ser de alta gravidade a ação do Presidente em direção à PF. Se comprovadas pelo vídeo, as declarações de Bolsonaro devem motivar um pedido de impeachment encaminhado pela OAB, argumentam esse conselheiros.

Melhor... O presidente do DEM-SP, Alexandre Leite, pediu atenção a prefeitos e vereadores do partido ao realizar compras de insumos de combate à Covid-19. “Mesmo que essas aquisições possam ser realizadas sem licitação, seguindo o estado de calamidade pública, é preciso ter muita cautela”, diz o deputado.

...prevenir. Ele sugere que essas aquisições ocorram mediante consulta ao Ministério Público. O objetivo é garantir a legalidade e a transparência das transações realizadas e evitar futuras investigações.

Pronto, falei!

Sobre liberar o vídeo da reunião ministerial

"Guerra de versões sobre a reunião. O Supremo Tribunal Federal fará história ao liberar o vídeo. O Brasil merece e precisa saber o que se passou no dia 22 de abril no Planalto”.

Marta Suplicy, ex-senadora

SUGERIMOS PARA VOCÊ: