Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Em comum só a mesma marqueteira

| 23/11/2020, 06:55 06:55 h | Atualizado em 23/11/2020, 07:03

Em Vitória, os primeiros programas de TV de João Coser (PT) se pautaram em propostas e na intenção de mostrar um candidato que busca a união para combater a desigualdade. Já em Vila Velha, os de Max Filho (PSDB) tinham a intenção de mostrar um candidato experiente denunciando o oponente em quem põe a pecha de aventureiro. E foi para o embate.

São campanhas de dois candidatos diferentes que no histórico político sempre estiveram em campos opostos, mas que em comum hoje têm a mesma marqueteira: Bete Rodrigues.

“Não há uma fórmula carimbada. A campanha de Vitória é mais política, vi que seria necessária uma abordagem mais universal, já que temos a direita, os neoconservadores, grupos políticos sem muitas raízes. Já em Vila Velha, o embate é em torno de quem oferece segurança para continuar o projeto de tornar Vila Velha a 'cidade progresso' e que administrá-la ainda sob efeito da pandemia não é obra para amadores”.

Esperança é a última...
O vice-prefeito Sérgio Sá declarou neutralidade no segundo turno, mas seu partido, o PSB, orientou que os filiados votassem em Coser (PT). Sá foi secretário durante a gestão do petista e, fora da política, os dois mantêm relação cordial. Por isso, a expectativa do grupo de Coser é que o socialista o apoie, ainda que nos bastidores, a chegar à prefeitura.

Honra dos de casa
A vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB), que terminou a disputa pela Prefeitura de Vitória em sexto lugar, venceu em seu reduto eleitoral: o bairro Consolação. Ela teve 1.054 votos contra 667 de Pazolini, 500 de Gandini e 547 de Coser. Neuzinha declarou apoio a Pazolini no segundo turno, e a expectativa do grupo do delegado é que ela transfira seus votos.

Imagem ilustrativa da imagem Em comum só a mesma marqueteira
|  Foto: AT
Três sapatos e menos 4 kg
O vereador Mazinho dos Anjos, que disputou a Prefeitura de Vitória, também tem sido chamado de “Magrinho dos Anjos”, não à toa. “Gastei três solas de sapato na campanha e emagreci quatro quilos. Chegava a andar de 10 a 14 km por dia. Meus adversários passavam por mim de carro dando tchauzinho”.

Santo de casa não faz milagre
A soma de votos brancos e nulos em Jardim Camburi, reduto do deputado Fabrício Gandini, foi maior que a diferença geral de votos entre ele e Coser. O petista foi para o 2º turno com uma diferença de 1.201 votos de Gandini.
Já a soma de brancos e nulos em Jardim Camburi foi de 2.006 votos. Gandini venceu em seu bairro, mas sua votação ficou aquém do esperado. Só 245 votos a mais que Pazolini.

“MDB não elegeu um vereador na Grande Vitória”
O ex-deputado Marcelino Fraga, eterno desafeto do também ex-deputado Lelo Coimbra, rebateu a comemoração de Lelo pelos eleitos no MDB. À coluna, Lelo disse que o MDB saiu vitorioso por eleger oito prefeitos no Estado, mesmo com crises internas. “Lelo tem que dizer por que o MDB não elegeu nenhum vereador na Grande Vitória. E por que perdemos a possibilidade de eleger o prefeito de Vila Velha agora, já que Arnaldinho saiu do MDB e foi para o Podemos”.

Galeria

De onde são
Entre os 57 candidatos a vereador mais votados, mas que ficaram de fora das câmaras da região metropolitana, 14 são de Vitória, 15 de Vila Velha, 13 da Serra e 15 de Cariacica.

Na modinha
E depois de um jingle-chiclete no estilo forró, Max Filho vem com um jingle-chiclete na “pisadinha”.

Mistério...
A senadora Rose de Freitas ainda não definiu – se definiu, não divulgou – a quem deve apoiar no 2º turno.

Jogo sujo
E mais uma vez as fake news batem cartão na campanha e dessa vez o alvo é a candidata Célia Tavares, de Cariacica. Candidata vai à Justiça.

Efeito campanha
Do início da campanha até agora, o candidato a prefeito Delegado Pazolini perdeu alguns quilinhos e ganhou mais fios brancos na cabeleira.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: