Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Em balanço, Moro fará dos limões a limonada

| 11/12/2019, 07:53 07:53 h | Atualizado em 11/12/2019, 07:56

Sérgio Moro já aprendeu uma valiosa regra da política: fazer do limão a limonada. Em balanço a ser apresentado nesta quinta-feira (12), deverá insistir que a aprovação do pacote anticrime, mesmo desfigurado pelo Congresso, foi o grande feito de sua gestão.

No entender da Justiça, o conjunto de propostas, juntadas a projetos do ministro Alexandre de Moraes (STF), traz mudanças importantes e estruturais, como o banco de DNA de criminosos.

Reservadamente, porém, aliados do ministro admitem: o maior capital dele ainda é a popularidade obtida com a Lava a Jato.

Jogral. Os secretários da Justiça vão falar por dez minutos, além dos diretores da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e de um representante da Funai.

Futuro. Outros destaques da Justiça: o programa Em Frente, Brasil, a ser ampliado, e o aumento no confisco de bens de traficantes.

Azedume. No meio jurídico, os limões de Moro ainda são só limões: termina o ano distante da vaga no STF, fustigado pela “vaza a jato”, e derrotado no excludente de ilicitude, avaliam.

Ajuda aí. Moro pediu a aliados que retomem, no ano que vem, os pontos cruciais que acabaram fora. Indicou que deve recomendar a Jair Bolsonaro o veto à criação do juiz de garantia.

Click. O senador Randolfe e o deputado Rodrigo Agostinho na COP 25, em Madri, com a representante do Meio Ambiente da Alemanha, Rita Schwarzelühr-Sutter.

Prato... A decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de abrir processo disciplinar contra Deltan Dallagnol, por críticas feitas à candidatura de Renan Calheiros (MDB-AL) a presidente do Senado, pode ser apenas um indigesto aperitivo para o procurador da Lava a Jato.

...frio. Outro processo contra Dallagnol que aguarda na fila, relativo à tentativa de criação de um fundo da Lava a Jato, é de igual ou até de maior peso, avaliam conselheiros contrários ao procurador no órgão.

Canja. Bolsonaro cancelou viagem a Salvador por conselho médico. Está tudo bem com o Presidente, afora o “cansaço”. A agenda no Rio está mantida.

Referência fitness. O deputado Felipe Francischini (PSL-PR) emagreceu 38kg nos últimos meses. O segredo? Dieta restritiva e exercícios físicos todos os dias.

Polêmica… Começa a ganhar força, de novo, a ideia de extinguir a Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), recriada por Michel Temer após muito barulho da sociedade civil.

…a caminho. O senador Lucas Barreto (PSD-AP) circula com minuta de texto e cobra de Jair Bolsonaro a promessa de abrir a área para exploração.

Explique. O Psol acionou o PGR, Augusto Aras, para que ele esclareça a decisão de destituir a procuradora Deborah Duprat do cargo de vice-presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), uma vez que ela foi eleita para a mesa diretora e a vaga é intransferível.

Estamos juntos. O presidente da Comissão Arns, o ex-ministro José Carlos Dias, visitou Deborah Duprat após ela ter sido destituída do conselho.

Brilho. A Prefeitura de Angra dos Reis (RJ) apresenta hoje na Bolsa de Valores de SP a PPP de iluminação da cidade. São 20 mil pontos, com destaque para os pontos turísticos. O contrato é de R$ 85 milhões com duração de 15 anos.

PRONTO, FALEI!

Sobre projeto em tramitação na Câmara

"A PEC da Câmara está sendo construída para não ter prisão após condenação em segunda instância. Se ela passar pelo Congresso, vai cair no STF”

Álvaro Dias, senador (Podemos-PR)
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: