X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Eleições 2020

Urnas prontas para distribuição no sábado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Urnas prontas para distribuição no sábado
Urnas eletrônicas sendo preparadas em cartório de Vitória. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Os dados dos cerca de 12 mil candidatos aos cargos de vereador e prefeito na eleição do próximo domingo, no Espírito Santo, já foram carregados dentro das 7.401 urnas de seção. Elas – junto às 1.200 urnas de reserva – estão prontas para serem distribuídas a partir de sábado.

Na próxima sexta-feira, todos os cartórios farão a última conferência das urnas eletrônicas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se algum cartório registrou problemas na alimentação dos dados na semana passada, essas urnas serão novamente conferidas.

Já no sábado, haverá o sorteio das urnas que vão passar por auditoria de funcionamento no domingo – chamada de “votação paralela”. Ela serve para garantir o pleno funcionamento da captação e apuração dos votos nas urnas.

Ontem, foi realizada uma reunião da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, para repassar a força-tarefa que fará a segurança do processo eleitoral, coibindo crimes como a boca de urna.

Como A Tribuna adiantou na semana passada, 700 servidores da Polícia Civil estarão envolvidos com as eleições e 80% do efetivo da Polícia Militar, cerca de 7 mil agentes.

Segundo Coronel Biato, militar que participa do Núcleo de Combate aos Crimes e à Corrupção Eleitoral, o policiamento será intensificado a partir das 17h do próximo sábado. Haverá um gabinete de crise dentro do QCG da PM, na sala do alto comando.

Guilherme Pacífico, subsecretário de Estado de Integração Institucional, disse que há previsão de equipe maior no domingo para atendimento das chamadas no Ciodes. O inspetor Waldir Soares, da Polícia Rodoviária Federal, afirmou que serão 100 policiais à disposição para as eleições municipais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: