Vagas para supletivo com aulas online

Ana Carolina Favalessa e Leone Oliveira | 25/03/2022, 11:16 11:16 h | Atualizado em 25/03/2022, 11:19

Para os interessados em voltar a estudar e concluir o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida como supletivo, ainda dá tempo. Há vagas abertas para estudar pela internet e até conquistar uma qualificação profissional.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) está com inscrições abertas para  modalidade a distância (EAD), que é totalmente gratuita e oferecerá 450 vagas, distribuídas entre Grande Vitória e outras regiões.

Para garantir uma vaga, o candidato deverá preencher o cadastro por meio do site sesies.com.br/eja, até o próximo dia 4, e se matricular, pelo mesmo site, até o dia 5.

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/110000/372x236/inline_00113636_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F110000%2Finline_00113636_00.jpg%3Fxid%3D311119&xid=311119 600w,
 

Além do certificado de conclusão do ensino médio, o estudante  sairá  com um diploma da qualificação profissional, como Eletricista Instalador Residencial e Assistente de Controle de Qualidade, por exemplo, a depender da unidade.

As aulas acontecerão de forma online, durante quatro dias na semana, por meio de uma plataforma virtual. Também estão previstas aulas e avaliações presenciais.

Segundo o gerente-executivo de Educação do Sesi e Senai-ES, Max Alves, ter uma qualificação profissional contribui para  encontrar espaço no mercado de trabalho.

“Nós trabalhamos pelo aumento da competitividade e da produtividade da indústria, e essa é uma das nossas metas e objetivos com o  EJA. Nossa ideia é contribuir com a escolaridade do trabalhador da indústria”, destacou Max.

Na rede pública, também há opções pela internet, mas na modalidade semipresencial, pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). O  aluno pode estudar pela plataforma, mas também recebe  folhetos impressos e as provas são presenciais. As matrículas acontecem durante todo o ano.

Segundo a psicóloga especialista em carreira e empreendedorismo Martha Zouain, o modelo do EJA a distância é mais uma oportunidade para se qualificar para o mercado, com praticidade.

“A empresa não está preocupada se o curso foi presencial ou a distância, mas sim na capacidade de a pessoa transformar tudo isso em resultado no dia a dia”, disse. “Hoje, entendemos que a qualificação tem a ver com o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais”.

As vagas

Sesi
- O que: Educação de Jovens e Adultos (EJA) para concluir o ensino médio a distância. A modalidade tem 80% de   aulas remotas e 20% de presenciais (são dois meses e meio de aulas presenciais obrigatórias).

- Inscrições: até o próximo dia 4, pelo link sesies.com.br/eja. Após efetuar o cadastro, é preciso se matricular, o que deve ser feito  até o dia 5.

- Público: qualquer pessoa que tenha concluído o ensino fundamental.

- Duração: cerca de 18 meses. A carga horária do curso profissionalizante é de, no mínimo, 160 horas.

- Vagas: 450, para municípios como Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e outros.

- Mais informações: pelos telefones 0800 102 0880 e 3334-7300, de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Rede pública
- Estadual
A rede pública não oferta, atualmente, o  EJA a distância. Mas há  escolas que têm o ensino semipresencial, como as da Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Nele, o aluno pode estudar pela plataforma, mas recebe   folhetos impressos e as provas são presenciais. Há oferta para ensino fundamental (para quem tem a partir de 15 anos) e médio (tem que ter a partir de 18 anos).

As matrículas acontecem durante todo o ano. Basta ir a um Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceejas) e ou a um dos Núcleos Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (Neejas), mediante a documentação necessária.

- Municipal
As cidades de Vitória, Cariacica, Vila Velha e Serra oferecem somente a modalidade presencial do EJA, para concluir o ensino fundamental. Em Vila Velha, a carga horária  é 60% presencial e 40% não presencial. Em Cariacica, Vitória e Serra, o ensino é totalmente presencial.

Fontes: Sesi e Senai-ES, Sedu e prefeituras.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: